Mecanismo de ação. O Etomidato é um hipnótico de curta duração para uso intravenoso em anestesia. Em adultos, 0,2 – 0,3 mg/kg de peso corporal (cerca de 1 ampola de 10 mL de Etomidato), induz hipnose em 10 segundos, que dura cerca de 5 minutos (ou geralmente mais tempo em pacientes pré-medicados com sedativos).
Quais são as contraindicações do medicamento etomidato?
Como o Etomidato tem poucos efeitos sobre os parâmetros hemodinâmicos nas doses recomendadas, seu uso é particularmente indicado em cirurgias cardíacas e em pacientes cardíacos. Quais as contraindicações do Etomidato? Etomidato é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao Etomidato ou aos excipientes da formulação.
Quais são os medicamentos que podem anular o efeito do etomidato?
Anti-hipertensivos, antidepressivos tricíclicos e outros fármacos com efeito depressor sobre o SNC, sulfato de magnésio parenteral podem anular o efeito do etomidato. Diuréticos utilizados como anti-hipertensivos, bloqueadores dos canais de cálcio, cetamina, diazóxido, mecamilamina podem potenciar seu efeito hipotensor.
Quais são os benefícios do etomidato?
O etomidato é um remédio sedativo e anestésico que atua de forma rápida deprimindo o sistema nervoso central e promovendo a perda de consciência e, por isso, é muito utilizado na realização de cirurgias, juntamente com anestésico inalatórios.
Qual é o efeito do etomidato em recém-nascidos?
O Etomidato foi identificado no leite materno. O efeito do Etomidato em recém-nascidos é desconhecido. A lactação deve ser descontinuada durante o tratamento e por um período de aproximadamente 24 horas após o tratamento com Etomidato.
Qual o mecanismo de ação do etomidato?
Mecanismo de ação O Etomidato, em níveis cerebrais adequados para produzir hipnose, apresenta propriedades anticonvulsivantes e protege o tecido cerebral das alterações celulares decorrentes de hipóxia. Entretanto, não produz efeitos analgésicos, o que impede seu uso sem associação com analgésicos.
Para que é indicado o etomidato?
O etomidato está indicado para a indução da anestesia geral que pode ser mantida com anestésicos inalatórios.
Qual o efeito colateral do etomidato?
Os efeitos colaterais relatados associados ao etomidato são mioclonia, vômitos, dor no local da injeção e supressão adrenocortical.
Qual a vantagem do etomidato em relação ao Propofol?
Em conclusão, etomidato é melhor do que propofol devido a sua estabilidade hemodinâmica e menor incidência de dor à injeção.
Para que é indicado fenitoína?
Fenital® oral (fenitoína) é destinado ao tratamento de: – crises convulsivas (contrações súbitas e sem controle dos músculos devido a alterações no cérebro) durante ou após neurocirurgia.
Quais os efeitos desejáveis e indesejáveis do etomidato?
Distúrbios Respiratórios, Torácicos e do Mediastino: Depressão respiratória, broncoespasmo (incluindo casos fatais); Distúrbios da Pele e do Tecido Subcutâneo: Síndrome de Stevens-Johnson e urticária; Distúrbios do Tecido Musculoesquelético e Conjuntivo: Trismo.
Qual efeito pode ser observado com a anestesia com etomidato?
O etomidato, quando utilizado para indução de anestesia, produz uma redução do cortisol e da aldosterona plasmática, que permanecem suprimidas por 6 a 8 horas. As suas concentrações, usualmente, retornam aos níveis basais dentro de 24 horas.
Como administrar etomidato?
Como etomidato não possui atividade analgésica,é recomendada a administração de 1 a 2 mL de fentanila por via intravenosa, 1 a 2 minutos antes da injeção de etomidato. A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta do paciente e os efeitos clínicos.
Etomidato – Indicações
Etomidato é um hipnótico intravenoso de ação curta, indicado para a indução da anestesia geral. Esta pode ser mantida sem a associação com anestésicos inalatórios (anestesia inteiramente intravenosa), ou com a participação destes em proporções bastante limitadas.
Advertências
As injeções de Etomidato só devem ser administradas por via intravenosa.
Interações medicamentosas de Etomidato
Os sedativos podem potencializar o efeito hipnótico do Etomidato.
Pode ser necessário adaptar a dose de Etomidato se você ingerir bebidas alcoólicas ou utilizar medicamentos regularmente, ou se você estiver tomando algum medicamento que torna as reações mais lentas (por exemplo, medicamentos para dormir, tranquilizantes, medicamentos para tratar doenças mentais)..
Etomidato – Posologia
Etomidato é uma solução aquosa pronta para uso que deve ser administrada por injeção intravenosa lenta. A ampola de 10 mL contém 20 mg de Etomidato, ou seja, 2 mg de Etomidato por mL.
Superdosagem
Sinais e sintomas
Uma superdose de Etomidato, administrada em bolus, aprofunda o sono e pode causar hipotensão, depressão da secreção cortical, depressão respiratória e mesmo parada respiratória. Se ocorrer parada respiratória, o suporte respiratório é obrigatório. Podem ocorrer, também, desorientação e despertar tardio.
Características farmacológicas
O Etomidato é um hipnótico de curta duração para uso intravenoso e de ampla margem de segurança. Em adultos, 0,2 – 0,3 mg/kg de peso corporal (cerca de 1 ampola de 10 mL de Etomidato) induz hipnose em 10 segundos, que dura cerca de 5 minutos (ou geralmente mais tempo em pacientes pré-medicados com sedativos).
Resultados de eficácia
Realizou-se um estudo em duas fases com pacientes sob procedimento doloroso de emergência. Na fase inicial foi considerada uma série retrospectiva de pacientes recebendo Etomidato IV para a sedação e na segunda fase foram avaliadas as complicações relacionadas a esta sedação.
Propriedades
É um hipnótico de ação curta utilizado na indução da anestesia geral. Não possui atividade analgésica e não provoca liberação de histamina. Seu mecanismo de ação parece transcorrer por estímulo direto sobre os receptores gabaérgicos.
Posologia
A dose deve ser individualizada. Dose de referência para adultos e crianças com mais de 10 anos: 0,2 a 0,3 mg/kg, injetados em um período de 30 a 60 segundos. A aplicação pode ser repetida utilizando ⅓ da dose administrada inicialmente.
Reações adversas
Dor no local da injeção (especialmente se aplicada em veias de pequeno calibre). Náuseas, vômitos (pós-operatórios). Movimentos clônicos espontâneos, que são mais frequentes quando nenhuma pré-medicação (fentanila, diazepam) é administrada.
Precauções
Por não existirem provas conclusivas recomenda-se não utilizar em gestantes a menos que o benefício para a mãe supere o risco potencial para o feto. A lactação deve ser suspensa se a mãe recebe o medicamento. A segurança e a eficácia em crianças menores de 10 anos não foram estabelecidas.
Interações
Anti-hipertensivos, antidepressivos tricíclicos e outros fármacos com efeito depressor sobre o SNC, sulfato de magnésio parenteral podem anular o efeito do etomidato. Diuréticos utilizados como anti-hipertensivos, bloqueadores dos canais de cálcio, cetamina, diazóxido, mecamilamina podem potenciar seu efeito hipotensor.