Quais são os benefícios do planejamento estratégico?
O diferencial do plano estratégico é por sua metodologia de análise de mercado, que serve de auxílio para elaborar estratégias e planos para alcançar os objetivos da empresa. Além disto, saiba 5 benefícios que o planejamento estratégico pode trazer para todos os setores do seu negócio:
Como funciona a atenção básica?
A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Quais são os objetivos da Atenção Básica?
Instituir ações para segurança do paciente e propor medidas para reduzir os riscos e diminuir os eventos adversos; XV. Alimentar e garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas de informação da Atenção Básica, conforme normativa vigente; XVI.
Quais são os erros mais comuns na elaboração de um planejamento estratégico?
Um dos erros mais comuns na elaboração de um planejamento estratégico está na definição da visão do negócio e das metas a serem alcançadas. Visões como “Aumentar nossa participação no mercado” ou “Ser uma empresa referência em nossa área de atuação” não são objetivos claros.
Para que serve o planejamento estratégico em saúde?
O planejamento estratégico em saúde serve para orientar a gestão. Para isso, indica os passos necessários à concretização dos objetivos da instituição.
Qual a importância do planejamento estratégico situacional?
Na sua raiz metodológica, o planejamento estratégico situacional considera que o cenário (variáveis básicas para formulação do plano) pode alterar-se ao longo do tempo, de modo que é fundamental a flexibilidade das metas e das ações.
O que é o plano de ação?
De forma resumida, podemos dizer que um Plano de Ação é um documento utilizado para fazer um planejamento de trabalho necessário para atingimento de um resultado desejado ou na resolução de problemas.
Quais são os planos estratégicos?
Quais os tipos de planejamento estratégico?Planejamento tático. O planejamento estratégico tático busca desenvolver uma visão para unidades de negócio ou de departamentos, por exemplo. … Planejamento operacional. … Planejamento situacional. … Identidade. … Mapear objetivos e metas. … Traçar estratégias. … Organização. … Comprometimento.More items…•
O que é o planejamento estratégico situacional?
O planejamento estratégico situacional na saúde é uma ferramenta importante para garantir a sustentabilidade das empresas. Inicialmente, é feito um levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa e depois são elaboradas as atividades, conforme a necessidade e a urgência.
Qual a importância do planejamento frente as nossas ações humanas?
O planejamento auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se desejar alcançar. Pode-se dizer que o planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional.
Como elaborar um plano de ação?
Defina claramente seus objetivos. … Torne suas metas mensuráveis. … Liste todas as tarefas que devem ser realizadas. … Estabeleça prazos. … Delegue tarefas. … Crie uma representação visual do plano de ação. … Preveja situações de riscos e estruture planos de contingência. … Monitore o andamento das ações.
O que deve conter um plano de ação?
Basicamente, você deve listar tópicos com as ações necessárias para atingir um objetivo. Isso inclui descrever as ações em si, determinar prazos para o início e o fim de cada atividade, além de estipular pessoas responsáveis e o orçamento disponível para a execução daquelas tarefas.
O que é um plano de ação e modelo?
Um plano de ação é uma maneira de planejar quais as ações necessárias que devem ser tomadas para alcançarmos um objetivo. É um planejamento metodológico no qual são definidas as metas da empresa ou pessoa, as etapas necessárias, os responsáveis por cada detalhe e o monitoramento do projeto.
Quais são os 3 níveis do planejamento estratégico?
Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.
Quais são as 4 etapas do planejamento estratégico?
Veja os passos do planejamento estratégico e descubra como implementá-lo em sua empresa.1 – Missão, Visão e Valores. … 2 – Análise dos ambientes interno e externo. … 3 – Definição de metas e objetivos. … 4 – Definição do plano de ação. … 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.
Quais os planos que se desdobram de um planejamento estratégico?
O que é Desdobramento de Metas?Objetivos estratégicos.Objetivos táticos.Objetivos operacionais.Balanced Scorecard (BSC)Objective and Key Results (OKRs)Acompanhamento dos resultados.
ABSTRACT
The premises that individuals cannot be cared for without meeting group needs and that attendance and management cannot be separated show that moral deliberations on clinical action regarding individual care cannot be dissociated from strategic planning by local teams and management.
RESUMEN
Las premisas de que no se puede cuidar de los individuos sin atender a sus colectivos y de que atención y gestión son inseparables muestran que la deliberación moral de la clínica en el cuidado individual no puede separarse de la planificación estratégica del equipo y de la gestión local.
Introdução
As políticas públicas incentivam e a prática do atendimento demonstra a necessária integração entre clínica e vigilância nos serviços de Atenção Básica à Saúde (ABS), porque o foco é a resolutividade das necessidades em saúde de uma população adscrita.
Considerações finais
Essa experiência tornou-se um ícone para a equipe e para a microrrede, pois os processos de trabalho foram se orientando pela aprendizagem do planejamento coletivo realizado em torno das necessidades de uma família, como uma exigência ética da própria deliberação clínica.
REFERÊNCIAS
1 Ayres JRCM. Cuidado e humanização das práticas de saúde. In: Deslandes SF, organizadora. Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2006. p. 49-83.
Confira o vídeo
A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
O que é a atenção básica?
A atenção básica é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.
Como funciona a atenção básica à saúde?
No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Ela deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.
Vamos Relembrar
Universalidade: determina que todos os cidadãos brasileiros, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúdea todas as pessoas.
Níveis de atenção
O modelo de organização brasileiro segue os padrões determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo os quais os serviços de saúde devem ser agrupados de acordo com a complexidade das ações necessárias para promover, restaurar ou manter a saúde da população.
A prevenção direciona os cuidados básicos com a saúde
A prevenção é um dos nortes da Atenção Básica à Saúde (ABS). Suas ações são direcionadas a promover saúde, evitar doenças e permitir à população atendida melhores condições de vida.
A atenção primária é o primeiro contato do paciente com o SUS
A Atenção Básica à Saúde é a “porta de entrada” dos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS). A saúde pública, gratuita e universal é direito assegurado a todo e qualquer cidadão, com base na Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, o mesmo se aplica à atenção primária.
A importância da Atenção Básica à Saúde
Conforme destacamos, a Atenção Básica à Saúde situa-se, principalmente, no campo da prevenção. Grande parte das necessidades de saúde são resolvidas na atenção primária e, caso seja necessário, os usuários são encaminhados para outros níveis de atenção.
Os aspectos positivos na qualidade de vida das pessoas
Ao promover o acesso gratuito à saúde pública, a Atenção Básica à Saúde é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Isso porque, como evidenciado, ao ser atendido numa UBS, o cidadão tem a possibilidade de fazer consultas médicas e check-ups.
Para que servem as Unidades Básicas de Saúde?
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são as principais estruturas físicas da atenção básica próximo às pessoas. O primeiro atendimento de um paciente do SUS começa no seu município, justamente numa UBS, mais conhecida como posto de saúde.
Programa Estratégia de Saúde da Família
No Brasil, há muitos programas governamentais relacionados à Atenção Básica à Saúde. Uma das diretrizes da ABS é atuar de maneira humanizada e próxima do paciente, buscando manter o vínculo ao longo de toda a vida.
Perfil das equipes ESF
A Saúde da Família aprofunda os processos de regionalização e de responsabilidade sanitária das equipes de saúde, responsáveis por atender um número definido de domicílios e famílias por região. Essas equipes são formadas, em geral, por um médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.