Para soares alfabetização e a açao de ler e escrever

Para Soares (2004) a alfabetização é “ […] a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever”, ao tempo que letramento “ […] é estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita”. Com esse contexto, analise as afirmativas abaixo.

Full
Answer

O que é alfabetização e como ela pode ajudar a ensinar a ler?

Em relação à alfabetização, entendida como apropriação do sistema alfabético, prevalece a falsa suposição de que basta adotar um método, entre os vários que são oferecidos. Na verdade, ensinar a ler é processo muito complexo.

Quais são as especificidades da alfabetização e do letramento?

As especificidades da alfabetização e do letramento são o tempo todo defendidas por Soares, que, ao mesmo tempo, chega a conclusões que interligam ambos processos:

Quais as práticas que compõem o processo de alfabetização?

Dentre as práticas que compõem o processo de alfabetização está a avaliação – dos níveis de escrita, da compreensão do princípio alfabético, da proficiência em leitura e da habilidade de interpretação de texto, por exemplo.

Quais são os resultados da alfabetização no Brasil?

Uma análise histórica dos resultados da alfabetização no Brasil em avaliações nacionais e estaduais evidencia, desde as estatísticas de índices de aprovação e reprovação dos anos 1960-1970 até as atuais avaliações com base em provas de larga escala, um reiterado baixo nível de leitura e escrita na aprendizagem inicial da língua escrita.


Qual a teoria de Magda Soares?

Magda Soares aborda a teoria da Psicogênese da língua escrita, desenvolvida por Ferreiro e Teberosky (1986), apresentando evidências de todos os estágios que compõem essa teoria através de exemplos produzidos por alunos em processo de alfabetização.


O que Magda Soares fala sobre leitura?

Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.


O que defende Magda Soares?

Letramento é um termo cada vez mais corrente no Brasil. Mas em que difere de alfabetização? Nesse artigo, a professora Magda Soares defende que, embora sejam conceitos diferentes, letramento e alfabetização são dois processos que devem ser trabalhados simultaneamente na escola.


O que é letramento e alfabetização Magda Soares?

O LETRAMENTO De acordo com a autora: “Verifica-se uma progressiva, porém cautelosa, extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento: do saber ler e escrever ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita.” (SOARES, 2017: 33).


Quais as reflexões críticas sobre alfabetização e letramento?

Foram abordadas questões fundamentais sobre o estudo da alfabetização e letramento como: necessidade de superação de uma prática descontextualizada; melhor compreensão sobre a relação entre alfabetização e letramento; a pertinência do Projeto de Intervenção no enfrentamento ao alto número de crianças que não conseguem …


O que é ser alfabetizado nos dias de hoje?

Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.


Qual é o conceito de alfabetização e letramento?

A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever. É uma habilidade de uso individual, possibilitando codificar e decodificar a escrita e os números. Já o letramento, é um processo que envolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.


Qual é a diferença entre letramento e alfabetização?

Alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever, enquanto que o letramento se ocupa da função social dessa leitura e dessa escrita.


Qual a diferença entre alfabetização e o letramento segundo Magda Soares e de que forma eles devem ser trabalhados?

De acordo com Magda Soares, professora e pesquisadora de Educação, “A diferença entre alfabetização e letramento está no domínio que o sujeito tem sobre a leitura e a escrita.”.


Quais são as três grandes concepções de alfabetização?

O bê-á-bá dos métodos de AlfabetizaçãoMÉTODO ALFABÉTICO OU SOLETRAÇÃO. COMO É: É considerado o mais antigo dos métodos. … MÉTODO FÔNICO OU FONÉTICO. COMO É: Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. … MÉTODO SILÁBICO. … PALAVRAÇÃO. … SENTENCIAÇÃO. … MÉTODO GLOBAL.


O que diz Paulo Freire sobre a alfabetização?

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.


Quais autores falam sobre alfabetização e letramento?

Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois teóricos muito abordados em qualquer curso de alfabetização estruturado, bem como na faculdade de pedagogia ou licenciaturas. Eles elaboraram teorias no campo da neurociência, biologia e psicologia, mas que se adequam à educação perfeitamente.


O que é um ambiente motivador no processo de aquisição da leitura?

O ambiente motivador é o espaço de recreação da criança.


1. RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso trata dos elementos e processos que compõem a alfabetização e dialoga com as ideias da escritora Magda Soares sobre essa prática de ensino-aprendizagem caracterizada por sua complexidade, multiplicidade de concepções e seus condicionantes e vínculos com a linguística, a cidadania, a educação infantil, as mudanças históricas, o planejamento e a avaliação escolares, o letramento e os métodos.


2. INTRODUÇÃO

O trabalho dos professores que têm como principal tarefa iniciar, avançar ou consolidar a alfabetização é um desafio.


3. O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE MAGDA SOARES PARA A EDUCAÇÃO

Em 1989, ao ser escolhida para receber o “Prêmio Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa” (Prêmio FUNDEP), condecoração instituída pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), o pioneirismo de Magda Soares na alfabetização foi destacado da seguinte forma [3]:


4. CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

Na bibliografia utilizada para este trabalho, entre resultados de pesquisas, análises e pontos de vista, Magda Soares recorrentemente retoma as concepções, definições e conceitos sobre o que é alfabetização, alfabetizar e alfabetizar letrando.


5. ABORDAGEM HISTÓRICA

A abordagem histórica da alfabetização brasileira, especificamente em relação aos métodos já considerados em nossa educação, nos remete por exemplo às cartilhas de alfabetização que, de acordo com Naiara Magalhães (2005), tinham como base os métodos alfabético e de soletração, cuja ideia de ensino da escrita e da leitura partia inicialmente da letra: “ […] Primeiro se ensinam os nomes e as formas […] na sequência alfabética e também salteada, para depois trabalhar com as sílabas e, em seguida, com as palavras, frases, […]” (MAGALHÃES, 2005).


6. AMBIENTE ESCOLAR

O ângulo do ambiente escolar que se pretende destacar aqui é o que se relaciona com o ensino e a aprendizagem da alfabetização. Mais especificamente com a trajetória de problemas e soluções identificados a fim de que esse ensino e essa aprendizagem aconteçam de acordo com as boas expectativas.


7. CIDADANIA

Pode-se afirmar que a cidadania exercida por Magda Soares através dos seus textos, nos auxiliam em nossa prática docente e principalmente em nosso aprendizado.


Métodos de alfabetização – Magda Soares

Nosso atraso educacional é evidente, ainda hoje por estatísticas com uma taxa de 10% de analfabetos adultos ou pelo aprendizado adequado de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental ,diante desse diagnóstico estamos sempre nos perguntando se utilizamos os métodos certos para alfabetizar.


Métodos de alfabetização – Magda Soares

Nosso atraso educacional é evidente, ainda hoje por estatísticas com uma taxa de 10% de analfabetos adultos ou pelo aprendizado adequado de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental ,diante desse diagnóstico estamos sempre nos perguntando se utilizamos os métodos certos para alfabetizar.


1. RESUMO

O questionamento sobre a alfabetização e as dificuldades que apresentam os alunos durante a vida escolar levaram a necessidade de muito mais que alfabetizar, trabalhar o letramento que vai além do simples aprendizado de códigos escritos, mas o entendimento da leitura e escrita num âmbito maior de aplicação a vida cotidiana.


2. INTRODUÇÃO

A dificuldade nas séries iniciais da alfabetização está centrada na leitura e na escrita, a criança muitas vezes escreve, mas não lê, ou lê de forma mecânica, sem entender o significado.


3. OBJETIVO

A aplicação desses textos deve ser trabalhada na sala de aula para desenvolver as habilidades de leitura e escrita diariamente, acompanhando sistematicamente, pois é preciso reconhecer e dar importância à complexidade do aprendizado e sua efetivação.


4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho do letramento está assim apresentado em todos os textos e seus diferentes gêneros tanto na apresentação escrita quanto na leitura porque de uma forma ou de outra é dado a interpretação de diferentes modos e compreensão de sua utilidade.

Leave a Comment