Quais as consequências do fim da URSS?
Com o fim da URSS, o mundo passou a ter somente o capitalismo e o liberalismo como ideologia econômica e política. O fim do regime soviético inaugurou o processo da globalização e da economia de mercado que dominam o planeta atualmente. O território russo e a população foram reduzidos em um quarto;
Quais os motivos para que a URSS entrasse em colapso?
Fim da URSS. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou em 8 de novembro de 1991. Sem condições de acompanhar os avanços tecnológicos ocidentais e manter um nível de qualidade para a população, a URSS foi declinando lentamente. Igualmente, as repúblicas que formavam a União Soviética exigiam mais autodeterminação e liberdades …
Qual foi o epicentro da queda da URSS?
O epicentro da queda da URSS foram as tentativas de reforma do sistema empreendidas por Mikhail Gorbachev, que fora eleito presidente e secretário-geral do Partido Comunista Soviético em 1985. Gorbachev procurou renovar o comunismo por meio das medidas intituladas “Perestroika” e “Glasnost”.
Quais são as raízes da URSS?
As raízes da URSS estão na Revolução de 1917 e na Guerra Civil Russa (1918 e 1921). Oficialmente, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi criada no dia 30 de dezembro de 1922, ao fim do congresso dos sovietes. Estes eram um conselho que reunia operários, soldados e camponeses.
História da União Soviética
As raízes da URSS estão na Revolução de 1917 e na Guerra Civil Russa (1918 e 1921). Oficialmente, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi criada no dia 30 de dezembro de 1922, ao fim do congresso dos sovietes. Estes eram um conselho que reunia operários, soldados e camponeses.
Economia na União Soviética
A NEP (Nova Política Econômica) foi caracterizada pela coexistência de práticas capitalistas e socialistas. Estendeu-se até 1928, quatro anos após a morte de Lenin, e com a vitória de Stalin sobre Trotsky. A partir desse ponto, o regime passa a ser de caráter único socialista, sob o comando do Partido Comunista da União Soviética.
Muro de Berlim
A ideologia socialista era um contraponto ao capitalismo polarizado pelos Estados Unidos no lado ocidental. O símbolo da divisão do mundo entre polos capitalista e o socialista foi o Muro de Berlim.
URSS após Stalin
É nesse período que o modelo político começa a definhar como consequência da centralização imposta por Stalin. O líder soviético ficou conhecido pela concentração de poder e por abuso de autoridade.
Fim da URSS
A década de 1990, na URSS, é marcada por movimentos de independência em várias repúblicas. O resultado foi a dissolução da URSS ao fim de 1991, após a criação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes).
O início da economia de comando soviética
O ano de 1917 viu o czar russo ser derrubado por grupos de revolucionários, incluindo os bolcheviques, que lutaram e venceram uma guerra civil subsequente para criar um estado socialista dentro das fronteiras do antigo império russo.
Período inicial de crescimento rápido
No início, a União Soviética experimentou um rápido crescimento econômico.
Retardando o crescimento e o início das reformas
A economia soviética tornou-se cada vez mais complexa quando começou a ficar sem modelos de desenvolvimento para imitar. Com o crescimento médio do PIB desacelerando para uma taxa anual de 3,7% entre 1970 e 1975, e ainda mais para 2,6% entre 1975 e 1980, a estagnação da economia de comando tornou-se óbvia para os líderes soviéticos.
Perestroika e colapso
Essas primeiras reformas não conseguiram reviver a economia soviética cada vez mais estagnada, com o crescimento da produtividade caindo abaixo de zero no início da década de 1980.
Esse fraco desempenho econômico contínuo levou a um conjunto mais radical de reformas sob a liderança de Mikhail Gorbachev.
The Bottom Line
A força inicial da economia de comando soviética foi sua capacidade de mobilizar recursos rapidamente e direcioná-los em atividades produtivas que emulavam as das economias avançadas.
principais Causas
See more on todamateria.com.br
Resumo
-
Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu a secretaria do Partido Comunista e colocou em prática os planos da perestroika (reestruturação) e glasnost(transparência). Esta política pretendia: 1. modernizar a economia da Rússia; 2. reduzir a participação do Estado na economia; 3. diminuir a interferência do governo nas questões civis. Rapidamente, o modelo demonstrou sinais de inefi…
Movimentos separatistas
-
Milhares de pessoas comemoram a independência da Lituânia, em 1990 A situação interna era caótica, pois em várias regiões da URSS emergiram movimentos separatistas. A crise começou nos anos 80, mas se aprofundou nos anos 90, com a ascensão de tendências nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas. A primeira manifestação separatista a vir à tona fo…
Golpe No Partido Comunista
-
Dirigentes da antiga URSS assinam o tratado da Comunidade dos Estados Independentes Os acontecimentos de agosto de 1991, contudo, marcaram o colapso, quando um golpe suspendeu as atividades do Partido Comunista. O partido perdeu os poderes no Conselho Supremo da URSS, por decisão dos deputados integrantes do Congresso. A dissolução do congresso da União Sovi…
Consequências Do Fim Da URSS
-
Com o fim da URSS, o mundo passou a ter somente o capitalismo e o liberalismocomo ideologia econômica e política. O fim do regime soviético inaugurou o processo da globalizaçãoe da economia de mercado que dominam o planeta atualmente. Além disso, verificamos que: 1. O território russo e a população foram reduzidos em um quarto; 2. O acesso a portos marítimos p…
Curiosidades
- A postura liberal assumida por Gorbachev lhe rendeu em 1990 o “Prêmio Nobel da Paz” numa clara demonstração de que as medidas agradavam ao Ocidente.
- O evento é considerado a maior catástrofe geopolítica do século XX.
- Uma vez que a URSS deixou oficialmente de existir, a população passou a retirar e derrubar todos os símbolos do socialismo como estátuas de Lenin, Stalin, Trotski, Marxe demais líder…
- A postura liberal assumida por Gorbachev lhe rendeu em 1990 o “Prêmio Nobel da Paz” numa clara demonstração de que as medidas agradavam ao Ocidente.
- O evento é considerado a maior catástrofe geopolítica do século XX.
- Uma vez que a URSS deixou oficialmente de existir, a população passou a retirar e derrubar todos os símbolos do socialismo como estátuas de Lenin, Stalin, Trotski, Marxe demais líderes do partido.