Na “regra de acentuação alternativa” que apresentamos para as palavras oxítonas terminadas em I (ou em U), a palavra será acentuada se a vogal I (última letra da palaavra) estiver precedida de outra vogal, com ela formando Hiato. E é neste caso que se enquadra a palavra AÇAÍ : termina em I, esse I é precedido por outra vogal (a) – com ela formando
Por que a palavra que não é acentuada?
Porque a palavra que não é acentuada? As palavras terminadas em -i também são, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, naturalmente oxítonas, não tendo a sua sílaba tônica marcada com acento gráfico. Esta regra também se aplica às palavras: gari, saci, aqui,…
Como colocar o acento no artigo?
Muitas pessoas têm dificuldade na colocação do acento no “a” e, erradamente, optam pelo acento agudo (´). Com efeito, sempre que se trate de utilizar a preposição “a” contraída com o artigo definido “a”, o acento é grave. Exemplificando: O João vai à feira = O João vai a (prep.) a (art.) feira
Quais são as formas de acentuação das formas “saía” e “saíam”?
As formas “saía”, “saías” e “saíam” recebem acentuação segundo a regra: “acentuam-se ‘i’ e ‘u’ tônicos, quando hiatos, sozinhos ou com ‘s’ na mesma sílaba, contanto que não venham, logo na próxima sílaba, seguidos de ‘nh'”.
Por que a palavra abacaxi não é acentuada?
Porque a palavra abacaxi não é acentuada? Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra “I” antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
Quando usar à?
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a. Assim, a contração à nunca é utilizada antes de uma palavra masculina ou de uma palavra que não se determina, como um verbo.
Quando usar há?
Há é a forma conjugada do verbo haver na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. É usada quando o verbo haver atua como um verbo impessoal, sem sujeito, devendo, assim, ser conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular.