Common Causes
Sinto muito dor na garganta, na minha garganta tem tipo se fosse um tumor de puis,fui ao médico e ele falou que eu estava com puis na garganta e ele passou um remédio pra mim tomar, mas voltou de novo. meu filho tem infecções frequentes durante ano , agora com sangramento nasal essa semana
Related Conditions
Os sabores no paladar pode ser azedo, salgado, doce ou até mesmo amargo, esses sintomas podem ocorrer por diversos fatores, tais como um disturbio hormonal, gengivite, infecção respiratória, com a diminuição do olfato, também tem alteração do gosto.
Por que tenho dor na garganta?
Chupar bala ou pastilhas de mel com limão ou menta, ajuda a aumentar a quantidade de saliva, hidratando e diminuindo a irritação da garganta. Além de conterem extratos naturais com propriedades bactericidas, algumas pastilhas também podem ter medicamentos, como analgésicos e antissépticos, que também ajudam a aliviar a irritação na garganta. 7.
Quais são as causas do gosto ruim na garganta?
Principais causas do gosto amargo na garganta: 1 Fumar e mastigar tabaco; 2 Cárie; 3 Placa bacteriana na língua; 4 Alteração hormonal; 5 Diabetes descontrolada; 6 Depressão ou ansiedade; 7 Uso de medicamentos; 8 Infecções respiratórias ou bacterianas; 9 Uso continuo de álcool; 10 Hipotireoidismo.
Como aliviar a irritação da garganta?
Quais as causas do gosto amargo na garganta?
Causas de queimação na garganta
Às vezes, a ardência na garganta e a irritação podem persistir por dias ou semanas e podem ocorrer em certas estações do ano.
Quando a garganta está irritada devido a uma reação alérgica, às partículas no ar, como o pólen, o tratamento é mais complicado.
Remédios naturais e caseiros para queimação na garganta
Alho
O alho tem muitas propriedades antifúngicas e antivirais.
Recomenda-se comer alguns dentes para dor de garganta causada por uma infecção viral.
Pode-se comer alho sozinho ou na salada.
Este é um dos remédios caseiros mais rápidos e eficazes.
Dieta saudável para queimação na garganta
A azia causada pelo refluxo ácido pode ser minimizada evitando gorduras e alimentos picantes.
Uma dieta bem equilibrada, particularmente rica em zinco e vitamina C, fortalece o sistema imunológico.
Alimentos ricos em vitamina C são:
1. Desidratação
A desidratação consiste numa quantidade insuficiente de água no organismo, devido a fatores como ingestão insuficiente de líquidos, diarreia, vômitos, insolação ou excesso de suor.
2. Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz, provocada por uma reação alérgica, levando ao surgimento de sintomas como espirros, coriza, tosse seca e nariz e garganta coçando.
3. Alergia alimentar
A alergia alimentar consiste numa reação inflamatória exagerada a uma substância específica presente no alimento, podendo manifestar-se em diferentes regiões do corpo como na pele, olhos, nariz ou garganta.
4. Exposição a substâncias irritantes
A exposição a substâncias irritantes, como a fumaça do tabaco ou de tubos de escape dos carros, produtos de limpeza e outras substâncias tóxicas ou irritantes, podem irritar a garganta, podendo também provocar coceira e tosse no local.
5. Amigdalite ou resfriado
Algumas infecções respiratórias como amigdalite, faringite ou resfriado podem deixar a garganta coçando antes de evoluir para sintomas mais graves, como dor ou inflamação no local. Os sintomas podem incluir também coriza, tosse, febre, coceira no ouvido, arrepios e desconforto.
6. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à boca, causando dor, sabor desagradável e em alguns casos coceira na garganta devido à irritação provocada pelo conteúdo ácido do estômago.
7. Efeitos colaterais de medicamentos
Alguns medicamentos podem provocar coceira na garganta como efeito secundário, não devendo ser confundido com uma reação alérgica, o que é muito frequente em pessoas que tomam IECAS por exemplo, que são medicamentos usados para baixar a pressão arterial.
1. Amigdalite
As amídalas ficam no início da garganta e fim do céu da boca, essas estruturas têm função de processar bactérias que entram em contato com nosso corpo pela boca (seja por alimentação ou pelo ar) e assim nos ajudar a desenvolver anticorpos para combates infecções, entretanto, por vezes as próprias amígdalas acabam infeccionando.
2. Ansiedade
Pode parecer estranho, mas é possível sentir algo na garganta em razão da ansiedade, isso porque a ansiedade libera um hormônio chamado cortisol, capaz de gerar sufocamento parcial e outros sintomas como dor no peito, aumento da pressão arterial, suor e vermelhidão.
3. Câncer
Ter sensação de algo na garganta e tosse pode ser sinal de câncer na laringe, nesses casos geralmente é possível perceber alterações físicas claras como a alteração na voz, muita irritação e tosse, inchaço no pescoço e dor.
4. Inflamação
Mais comum do que as outras causas a inflamação na garganta causa sensação de espinho na garganta, nessas casos basta tomar bastante água e utilizar balas e sprays para garganta que em dias a situação será normalizada.
5. Vermes
Incômodo na garganta pode ser verme, os vermes não têm lugar certo para se desenvolver, entretanto, costumam se alojar no sistema digestório, principalmente no intestino e estômago e, por vezes, acabam subindo, dando sensação de cabelo na garganta.
6. Esofagite
Essa doença é a inflamação do esôfago que pode vezes causa refluxo, dando sensação de algo preso na garganta. Por vezes a esofagite é causada por algum invasor como vírus e bactérias, além disso, também é possível desenvolver a doença em razão de machucados causados pela ingestão de alimentos ou então de medicamentos.
2. Fazer nebulização com soro fisiológico
A nebulização com soro fisiológico ajuda a hidratar as vias respiratórias, aliviando a secura na garganta, que é uma das principais causas de irritação, além de ser também uma ótima opção para ajudar a aliviar alergias, como rinite ou sinusite.
3. Tomar mel
O mel é um ótimo remédio caseiro para aliviar a irritação e dor de garganta, devido às suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes, calmantes e cicatrizantes.
4. Beber chás
As infusões dos extratos de algumas plantas, como camomila, sálvia, hortelã-pimenta, arnica ou equinácea, podem ajudar a aliviar a irritação da garganta, devido às suas propriedades lubrificantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes, adstringentes e estimulantes do sistema imunológico.
5. Gargarejar vinagre de maçã e água
O vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas e, por isso, pode ajudar a eliminar as bactérias da garganta, combatendo a irritação. Conheça outras vantagens do vinagre de maçã para a saúde .
7. Tomar suplemento de alho
O alho contém alicina, composto bioativo com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção para ajudar a tratar a garganta irritada e inflamada.
Causas da garganta inflamada
As causas mais comuns são as virais, chamadas de faringite e laringite viral, e bacterianas, conhecidas como amigdalites bacterianas e faringites bacterianas. Mas também podem ocorrer por processos alérgicos e refluxo de ácido do estômago.
Sintomas
Quando há a presença de exsudato purulento ou pus – que é uma secreção em geral amarelada ou esbranquiçada, líquida, com alto teor de proteínas e leucócitos –, pode significar infecção bacteriana. Ela pode causar danos nos tecidos e nos vasos sanguíneos, por isso deve ser avaliada por um médico.
Tratamento: como curar e aliviar a dor
Se não tratadas, as infecções na garganta ou orofaringe podem ter como principais complicações a formação de abcessos – que são coleções de pus –, um quadro infeccioso mais grave que em geral necessita de drenagem cirúrgica e até internação.
Acidez na garganta: o que fazer
Quando a acidez na garganta aparece de forma frequente, é necessário consultar um médico especialista, neste caso, o gastroenterologista, que é o encarregado de tratar as doenças do tubo digestivo bem como seus problemas. Por isso, é indispensável programar uma consulta médica e fazer os exames necessários para ter o diagnóstico preciso.
Acidez na garganta: remédio caseiro
Existem alguns remédios caseiros para acidez na garganta que podem ser de grande ajuda para curar o refluxo na garganta de forma natural, embora nunca devam ser usados como substitutos dos tratamentos médicos.
Bolinhas na garganta: O que pode ser?
Sabe quando você percebe um desconforto na região da garganta e, ao analisar, encontra bolinhas brancas? Essas bolinhas são chamadas de cáseo – massas calcificadas que se formam nas amígdalas.
Como são formadas?
As amígdalas humanas são compostas por criptas, ou seja, pequenas fendas que podem acumular resíduos diversos. De maneira geral, os cáseos são formados por resíduos de diversas naturezas que se acumulam nessas fendas, como alimentos, bactérias, muco, saliva e até mesmo descamação de células mortas da própria boca.
Sintomas
Os sintomas iniciais dos cáseos são mau hálito e inflamação da garganta. Podem ocorrer, ainda, sintomas como inchaço da região da garganta, dores e sensação de obstrução ao engolir. Além disso, podem ocorrer sintomas como dores de ouvido e tosses.
Quais são os tratamentos possíveis?
Existem diversos tratamentos para essas bolinhas na garganta. Alguns podem ser feitos em casa, de maneira simples e eficaz, enquanto outros são feitos mediante administração de medicamentos, em consultórios, ou até mesmo com cirurgias.
Tratamentos caseiros para retirar bolinhas brancas na garganta
Existem alguns produtos que podem ser utilizados como remédios caseiros para tratar os cáseos. A maioria desses produtos é fácil de encontrar e, em sua maioria, não há contraindicação ou efeitos colaterais.
Quando procurar um médico?
Normalmente, os cáseos podem ser retirados facilmente com soluções caseiras, como ensinado acima, e com hastes com algodão, friccionando o local e delicadamente removendo as bolinhas.