Por que a espuma surge muito frequentemente?
No entanto, nos casos em que a espuma surge muito frequentemente, pode indicar a presença de proteínas, o que pode acontecer devido a problemas como pedras nos rins, diabetes ou pressão alta descompensada. Nestes casos, é muito importante consultar um urologista para avaliar a causa e orientar o tratamento mais adequado.
Qual a origem da espuma?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Espuma refere-se a formação de muitas bolhas de um gás que se formam na superfície de um líquido quando este é agitado, movimentado, fermentado ou fervido .
Quais são as matérias primas de espumas?
As espumas, normalmente, são utilizadas nas confecções dos colchões, travesseiros, esponjas de banho e cozinha que são produzidos, basicamente, por duas matérias primas: o TDI ( Tolueno Dissocianato de Metila) e o Poliol, ambos com aspecto cristalino e derivadas do petróleo, sendo este último mais viscoso .
Como se forma a espuma do mar?
A espuma do mar se forma dessa maneira – mas em uma escala muito maior – quando o oceano é agitado pelo vento e pelas ondas. Cada região costeira tem diferentes condições que regem a formação de espumas marinhas.
Espuma na urina? Cinco motivos por que acontece
S e a sua urina tem uma cor semelhante à cerveja, por exemplo, significa que, definitivamente, necessita de beber mais água. Porém, se está turva, pode ser sinal de alguma infeção bacteriana. Mas e se o xixi está com espuma? Alguma coisa está a acontecer, certo?
Recomendados para si
Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Espuma no aquário. O que é?
A espuma no aquário surge devido ao acumulo de proteínas e compostos nitrogenados na água, que tem origem na decomposição da matéria orgânica, como sobras de ração, fezes, etc. A quantidade de proteínas também pode estar em desequilibro por fatores como filtro sujo, algum peixe que morreu e não foi retirado, plantas se decompondo, dentre outros.
O que pode causar esse acúmulo de proteínas e amônia?
Como dito acima, isso provavelmente se deve a um aumento na poluição do aquário. Material orgânico está sendo dissolvido em excesso gerando mais amônia e nitrito para sua colônia de bactérias remover. Algumas fontes comuns de detritos que podem poluir seu aquário são:
Passos para remover a espuma
Para lidar com esse problema é preciso melhorar a limpeza e manutenção do aquário. Portanto, cheque se seus níveis de amônia e nitrito estão zerados, caso não estejam é um grande sinal de que de fato você está lidando com um problema de detritos no aquário.
Espuma no aquário do betta
É muito comum ver em aquários de bettas machos o surgimento de espuma na água, mas na verdade, isso se trata de um ninho de bolhas. Ou seja, é uma estrutura criada pelo betta macho, onde ficam fixados os seus ovos, após um processo de acasalamento. Leia o artigo sobre reprodução do betta, para entender mais sobre isso.
Outras causas comuns de formação de espuma
Apesar de a causa mais comum para a espuma seja a poluição no aquário, esse nem sempre é o caso. Existem outras possibilidades. que precisam ser investigadas e caso de fato seja um problema, tratadas. Aqui vai uma lista de outras causas comuns de espuma no aquário:
Não se desespere, é um problema muito comum
Sempre que achar espuma na água do seu aquário, investigue as causas. Meça os níveis de amônia e nitrito. Se os níveis estiverem zerado, pense se pode ser uma das causas alternativas, citadas acima. Após achar a causa, trate o problema de forma adequada, mas não é necessário entrar em pânico.
Espuma líquida
A espuma líquida que é observada, normalmente, na água do mar e sobre as areias das praias é constituida de várias bolhas gasosas que ficam aprisionadas dentro de uma cápsula cuja parede é uma camada formada pelas moléculas do líquido e que permanecem por um certo período de tempo maior.
Espuma sólida
As espumas, normalmente, são utilizadas nas confecções dos colchões, travesseiros, esponjas de banho e cozinha que são produzidos, basicamente, por duas matérias primas: o TDI ( Tolueno Dissocianato de Metila) e o Poliol, ambos com aspecto cristalino e derivadas do petróleo, sendo este último mais viscoso .