Estudos comprovam que a ingestão dos flavonóides e saponinas presentes no pó de guaraná auxilia no controle do colesterol, em particular do LDL, conhecido como colesterol ruim. Atribui-se adicionalmente à teobromina, os benefícios do pó de guaraná em relação ao aumento do colesterol HDL, conhecido como colesterol bom.
Quais são os benefícios do pó de guaraná?
Favorecer a perda de peso O uso de pó de guaraná ajuda a reduzir o peso por ser rico em cafeína e antioxidantes que aceleram o metabolismo e favorecem o uso da gordura como combustível para o corpo. Além disso, ele tem um efeito de redutor da fome, afastando a vontade de comer entre as refeições.
Qual a importância do guaraná para a perda de peso?
Tomando Guaraná aumenta a atividade física e resistência e pode aumentar o metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.
Quais são os sintomas de tomar guaraná?
Grandes doses de guaraná podem causar dor de cabeça, ansiedade, agitação, zumbido nos ouvidos, dor ao urinar, cólicas estomacais e batimentos cardíacos irregulares. Pessoas que tomam guaraná regularmente podem apresentar sintomas de abstinência de cafeína ao reduzirem a dose usual.
Quais são os benefícios do guaraná para a circulação sanguínea?
Guaraná Melhorar a Saúde Mental: O pó de Guaraná pode auxiliar na capacidade de aprendizagem, ele também é conhecido por ajudar a melhorar o desempenho intelectual. Além disso, Este fruto tem propriedades benéficas e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental.
Qual a prioridade do guaraná?
Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante e vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulite, depressão nervosa e enxaqueca.
Qual a importância do guaraná?
Sua propriedade estimulante é apreciada pelos índios brasileiros muito antes da chegada dos portugueses. Em razão dessa propriedade, a ingestão do guaraná aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga.
Qual é a função do pó de guaraná?
Para que serve o guaraná em pó “Nos dias de hoje, o uso da semente é visto como um fitoterápico rico em cafeína e estimulante do sistema nervoso central. É um alimento relatado como afrodisíaco, antitérmico, analgésico e antidiarreico.”
Quais são os benefícios para saúde da fruta guaraná?
Este fruto apresenta propriedades estimulantes como cafeína e teobromina que é usado para produção de pós, xaropes e refrigerantes. Tem sido estudado e utilizado por ser considerado diurético, melhora o cansaço físico e mental, imunoestimulante, melhora a pressão sanguínea e colabora para a redução da obesidade.
Como usar o pó de guaraná para dar energia?
Tomar uma colher de café (pequena) de guaraná em pó com um copo de água (ou sua bebida preferida) em jejum, de preferência pela manhã. Caso necessite de energia suplementar, tomar dose similar nas primeiras horas da tarde.
Como usar o pó de guaraná para emagrecer?
O guaraná em pó pode ser consumido misturado com água ou suco, se for da sua preferência. Um suco de maçã ou abacaxi com o pó costuma ficar bem saboroso e fornecer outras vitaminas e nutrientes, sendo uma bebida completa e eficiente. A mistura com iogurte também é uma opção, bem como em vitaminas e salada de frutas.
Para que serve o pó de guaraná e como tomar?
O pó de guaraná pode ser consumido tradicionalmente misturado à água ou em outras bebidas, com a finalidade melhorar a sua palatabilidade, amenizando o sabor amargo e adstringente (em decorrência dos taninos, cafeína e teobromina), podendo ser adicionado a sucos naturais, iogurtes ou batidos em smoothies ou vitaminas …
Quem tem pressão alta pode tomar o pó de guaraná?
O alerta é dirigido especialmente a quem tem problema cardíaco ou sofre de hipertensão. O cardiologista Raimundo Marques, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, enfatiza que, para essas pessoas, o consumo de guaraná em pó ou do extrato da planta é totalmente proibido.
Benefícios do pó de guaraná
O pó de guaraná possui diversos benefícios quando ingerido dentro das quantidades recomendadas e devidamente prescritas por um nutricionista, dentre elas:
Nutrientes do pó de guaraná
O pó de guaraná puro, por ser composto em sua grande maioria por cafeína, não possui nutrientes. É isento de macronutrientes, como proteínas, lipídios e carboidratos e de micronutrientes como o zinco, o ferro e o potássio.
Para que serve o pó de guaraná
O pó de guaraná pode ser utilizado para diversos fins, sendo amplamente procurado por pessoas que sofrem de fadiga e cansaço crônico. Em função de sua composição rica em cafeína, o pó de guaraná trabalha no sistema nervoso central como estimulante, liberando moléculas de dopamina, hormônio responsável por nos manter mais ativos e acordados.
Como usar o pó de guaraná
Na composição do pó de guaraná, estima–se que, a cada 1 grama, haja cerca de 40 mg de cafeína presentes. Devemos saber que o uso recomendado de cafeína por dia é de no máximo 1 grama para que não tenhamos efeitos colaterais negativos. O consumo de cafeína entre 5 a 10 gramas por dia pode gerar efeitos letais para o organismo.
Malefícios do pó de guaraná
Com o passar do tempo, conforme nosso organismo vai se acostumando a utilização do pó de guaraná como fonte de energia, ele vai deixando de fazer tanto efeito, logo, acabamos por tomar uma maior quantidade da substância para que o mesmo efeito inicial ocorra.
Efeitos colaterais do pó de guaraná
Há diversos efeitos colaterais presentes na utilização do pó de guaraná, devemos então, ter cuidado redobrado em relação aos seguintes possíveis efeitos:
Para que serve
O Guaraná é uma planta muito usada para ajudar no tratamento de dores de cabeça, depressão, cansaço físico e mental, diarreia, dor muscular, estresse, impotência sexual, dor de estômago e prisão de ventre devido suas propriedades medicinais como:
Principais efeitos colaterais
O guaraná é um planta medicinal que normalmente não causa efeitos colaterais, no entanto, se consumido em excesso pode causar o aumento dos batimentos cardíacos, levando à sensação de palpitação, agitação e tremores.
Quais são as contraindicações
O uso de guaraná é contraindicado para grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças e pessoas com pressão alta, doenças renais, hiperfunção da hipófise, gastrite, distúrbios de coagulação, hipertireoidismo ou com transtornos psicológicos, como ansiedade ou pânico.
1. Aumenta a disposição
Um estudo de 2011 com pacientes com câncer de mama submetidas à quimioterapia sistêmica e um estudo de 2018 com pacientes com doença renal crônica constataram que a ingestão de guaraná reduzia significativamente a fadiga, em comparação com a ingestão de um placebo.
2. Combate os radicais livres
O guaraná é rico em compostos que possuem propriedades antioxidantes, que neutralizam moléculas potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres. Essas moléculas podem interagir com partes de suas células e causar danos relacionados ao envelhecimento, doenças cardíacas, câncer e outras complicações de saúde.
3. Melhora a concentração
O guaraná é mais conhecido como ingrediente em bebidas energéticas populares. É uma excelente fonte de cafeína, que ajuda você a manter o foco e a energia mental.
4. Auxilia na perda de peso
A cafeína presente no guaraná é capaz de acelerar o metabolismo em até 11% num período de 12 horas. Um metabolismo mais rápido significa que seu corpo queima mais calorias em repouso.
5. Protege contra doenças oculares relacionadas à idade
Fatores como luz solar, dieta inadequada e certas opções de estilo de vida como fumar podem desgastar seus olhos com o tempo e aumentar o risco de doenças relacionadas aos olhos.
7. Melhora a saúde do coração
O consumo de guaraná pode reduzir o risco de doenças cardíacas de duas maneiras. Em primeiro lugar, os antioxidantes do guaraná parecem ajudar o fluxo sanguíneo e podem prevenir a formação de coágulos sanguíneos, de acordo com pesquisas.
8. Mantém a saúde e o viço da pele
Com poderosas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o guaraná é popular na indústria de cosméticos como ingrediente em cremes, loções, sabonetes e produtos para os cabelos antienvelhecimento.
O que é xarope de guaraná?
O xarope de guaraná é uma bebida extraída do fruto guaraná. Ela possui grandes concentrações de açúcar e cafeína, por isso é conhecida por seu alto valor energético. Tudo isso faz o xarope de guaraná atuar como excelente tônico estimulante das atividades cerebral e cardíaca.
Quais os benefícios do xarope de guaraná?
O xarope oferece quase os mesmos benefícios do fruto, porém de forma mais concentrada. Ele é uma bebida rica em elementos antioxidantes, isto é, que ajudam na prevenção do envelhecimento, pois retardam o envelhecimento das células. Também é rico em sais minerais e vitaminas.
Como tomar xarope de guaraná?
Muitas pessoas tomam xarope de guaraná para melhorar a concentração e estimular a energia. Nesses casos, tome o xarope de guaraná em temperaturas ambiente e até o limite de 1 copo diário. E tome somente quando necessitar desse estímulo.
1. Ajuda a promover a perda de peso
O guaraná possui propriedades que ajudam a promover a perda de peso, primeiramente porque ele é uma fonte rica de cafeína, o que pode aumentar o seu metabolismo em cerca de 3 a 11% ao longo de um período de doze horas.
2. Ajuda a saúde do coração
Podem existir benefícios do guaraná em pó para reduzir o risco de doenças cardíacas, primeiro, porque os antioxidantes parecem ajudar no fluxo sanguíneo e podem prevenir coágulos sanguíneos, e segundo, porque estudos mostraram que ele pode diminuir a oxidação do colesterol LDL “ruim”, que quando oxidado pode contribuir para o acúmulo de placa nas artérias..
3. Possui propriedades antibacterianas
Por conter muitos compostos que podem inibir ou até mesmo matar bactérias nocivas, essa fruta possui propriedades antibacterianas. Uma dessas bactérias é a Escherichia coli (E.coli). Estudos também descobriram que o guaraná pode suprimir o crescimento de Streptococcus mutans (S. mutans), que é uma bactéria que pode causar cáries e placas dentárias.
4. Pode melhorar o foco e reduzir a fadiga
Trata-se de uma excelente fonte de cafeína que ajuda a manter o foco e a energia mental. As sementes do guaraná podem conter de quatro a seis vezes mais cafeína do que os grãos de café, substância que funciona bloqueando os efeitos da adenosina, um composto que ajuda o cérebro a relaxar.
5. Rico em antioxidantes
O guaraná é rico em compostos com propriedades antioxidantes, como cafeína, taninos, catequinas, teobromina e saponinas, importantes porque neutralizam as moléculas que são potencialmente prejudiciais chamadas de radicais livres.
6. Pode melhorar a aparência da pele
Devido às fortes propriedades antimicrobianas e antioxidantes, essa fruta é um ingrediente antienvelhecimento popular na indústria de cosméticos. Ele está presente em cremes, sabonetes, loções e produtos para o cabelo. Além disso, o seu conteúdo de cafeína ajuda que o sangue flua até a pele.
7. Pode ajudar contra distúrbios oculares relacionados à idade
Com a idade, é comum que a visão piore progressivamente, além de outros fatores que podem desgastar os olhos ao longo do tempo, aumentando o risco de doenças oculares.