Qual a diferença de açai para juçara


Qual o certo açaí ou juçara?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


Como se chama açaí no Maranhão?

No Maranhão, o açaí é conhecido como juçara e possui destaque anualmente no mês de outubro, com a prática da Festa da Juçara no bairro do Maracanã.


O que é Jussara no Maranhão?

A “Juçara do Maranhão”, na verdade, é Açaí É nativo da região norte do Brasil, podendo ser encontrado em terra firme na Região Amazônica, incluindo os estados do Maranhão, Pará e Amazonas, onde vegeta em terrenos de várzeas e igapós. O que nós maranhenses encontramos aqui é e sempre será o Açaí!


Qual é a fruta juçara?

‘Açaí da Mata Atlântica’ O coquinho da juçara é parecido com o açaí, é difícil diferenciar a polpa de um e do outro. Por causa desse “parentesco”, ele está sendo chamado de “açaí da Mata Atlântica”. Ambas gostam muito de chuva, uma característica de Ubatuba. Quem frequenta conhece o apelido da cidade: “Ubachuva”.


Como se come açaí no Maranhão?

O povo do Maranhão adora açaí, mas é muito diferente do que estamos acostumados aqui no Espírito Santo (gelado como um sorvete, doce, misturado com leite em pó, guaraná, frutas…). Eles comem açaí natural, misturado com farofa, camarão, peixe… é “comida de sal” por lá.


Como é consumido o açaí no Pará?

Em algumas populações, come-se açaí no café da manhã, no almoço e no jantar. No início do dia, ele é cozido com tapioca ou arroz e temperado com sal. Nas outras duas refeições, vem com farinha e uma proteína.


Como se faz Jucara?

Passo a passo Colha as hastes pelo método tradicional (usando uma “peia”). Retire os frutos da haste e selecione-os retirando os verdes ou estragados, em seguida abane numa peneira para retirar a sujeira. Coloque os frutos selecionados dentro de um recipiente e lave-os com água corrente.


Quais são os benefícios da juçara?

Energético: Fornece energia e dá pique para atividades físicas. Também possui ferro, que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemia. Rico em fibras: A alta concentração de fibras da juçara atua nas funções intestinais, combatendo a prisão de ventre e proporcionando saciedade.


Como consumir Jussara?

A polpa é comercializada sem mistura com guaraná como se faz com o açaí. Oferecemos a tigela com juçara puro, com banana e com laranja. Os dois últimos foram mais bem aceitos pelas crianças, que ficaram todas com as boquinhas roxas, de comer o juçara”, conta.


Para que serve o fruto da juçara?

Assim, a utilização de seus frutos é uma alternativa que vem sendo incentivada para a preservação da espécie. Conforme destaca Sheyla, o açaí e a juçara são alimentos ricos em nutrientes benéficos à saúde. São fontes de gorduras boas, fibras alimentares, vitaminas, minerais e elevado poder antioxidante.

Leave a Comment