Qual a diferença entre jussara e açaí


Como é chamado o açaí no Maranhão?

No Maranhão, o famoso açaí é conhecido como juçara. Porém, não são exatamente a mesma fruta, conheça a diferença e conheça a festa tradicional da juçara em São Luís.


Qual é a diferença entre açaí e juçara?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


O que é juçara no Maranhão?

RESUMO – A Euterpe oleracea Mart. é conhecida popularmente no Maranhão como juçara. É uma espécie palmácea nativa da região amazônica que se destaca pela sua abundância nas áreas onde ocorre e por constituir importante fonte de diversos produtos, tanto de subsistência quanto comerciais.


Como saber se o açaí e de qualidade?

A forma mais fácil de identificar se houve mistura é pela sua tonalidade. Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro.


Qual é a fruta juçara?

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JUÇARA vem do tupi guarani e significa “O que dá farpas ou lascas” isso devido a formação do tronco. Também chamada de Içara, Palmito doce, Palmito branco e Açaí da Mata Atlântica.


Como é a Árvore do açaí?

Características. É uma palmeira delgada e alta que pode atingir de 20 a 25 metros. Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, o que totaliza, em média, de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.


Tem juçara no Maranhão?

Juçara, o fruto nomeado de forma bem peculiar no Maranhão, foi o destaque deste sábado (26) no Repórter Mirante. O programa destacou as maravilhas da juçara e como o fruto participa da vida dos maranhenses. Pode-se dizer que parte da cultura do Maranhão gira em torno da juçara.


Como saber qual melhor açaí?

O ideal é que no rótulo conste apenas as frases: polpa de açaí ou 100% integral, o que indica que ela foi obtida exclusivamente da fruta. Quando é feito apenas com a fruta fresca, ele deve ser roxo bem escuro. Uma coloração mais clara costuma indicar que ele foi misturado com outro produto.


Qual é o verdadeiro açaí?

“O açaí que a maioria está acostumada a comer, por desconhecimento ou por falta de acesso, é colhido, dali vai para usinas de beneficiamento para ser pasteurizado. Quando isso é feito, a cor dele muda. Ele não tem mais aquele escuro brilhoso, e ganha uns tons cinzentos.”


Qual é o melhor tipo de açaí?

Açaí Açu. É originário da parte peruana da Amazônia e tem seu sabor mais forte que o açaí roxo. Sua polpa é 70% superior ao açaí comum e sua colheita e refrigeração tem seu cuidado maior ainda.

Leave a Comment