Qual a diferença entre querela nullitatis insanabilis e açao recisoria

Querela Nullitatis Insanabilis Muito semelhante a Ação Rescisória, mas a Querela tem como pressuposto o fato de que o processo adquiriu algum vício durante seu curso que tornou a sentença inexistência, ou seja, a sentença não produz nenhum efeito no mundo jurídico pois o processo já nasceu ou tornou-se nulo, não podendo surtir efeitos.

Full
Answer


Qual a diferença entre ação rescisória e querela nullitatis?

A ação rescisória destina-se a suprir eventual vício de validade, dentre as hipóteses previstas em Lei, desconstituindo a coisa julgada. Por sua vez, a querela nullitatis objetiva desconstituir vício transrescisório, no plano da inexistência, sendo imprescritível.


Quando cabe querela nullitatis Insanabilis?

“O cabimento da querela nullitatis insanabilis é indiscutivelmente reconhecido em caso de defeito ou ausência de citação, se o processo correu à revelia (v.g., CPC , arts. 475-L, I, e 741 , I).


Quais as diferenças entre a ação anulatória é ação rescisória?

A ação rescisória é própria para atacar as sentenças jurisdicionais quando estas ferem o meritum causae ou compõem a lide em jurisdição contenciosa, enquanto a anulatória mostra-se adequada para aquelas que meramente homologam composição entre as partes no processo, sem adentrar o mérito, embora ocorra a extinção do …


O que é querela nullitatis novo CPC?

A querela nullitatis é um instrumento processual apto a combater decisões viciadas no plano da inexistência. Podem ser mencionadas como possíveis ações autônomas de impugnação das decisões judiciais a partir do CPC/15: reclamação constitucional; mandado de segurança; ação anulatória e ação rescisória.


Quando é cabível ação anulatória?

Será cabível a ação anulatória nos casos em que o juiz apenas homologar o ato processual de encerramento do processo quando as partes transacionarem, pois, em tais hipóteses, o que poderá ser objeto de rescisão não é a sentença homologatória, mas sim o ato jurídico que ela formalizou em juízo e que, preexistindo-lhe, …


O que consiste a ação anulatória?

Ação anulatória – Novo CPC – (Lei nº 13.105/15) É a ação que pretende extinguir ato jurídico vicioso, tornando-o inválido. Deve ser ajuizada em primeira instância, seguindo o procedimento ordinário, quando autônoma, ou qualquer outro procedimento, quando incidental.


Quando é cabível a ação rescisória?

As hipóteses de cabimento da ação rescisória estão no art. 966 do novo CPC, sendo elas: – Quando a sentença for proferida por força de prevaricação, concussão ou corrupção do juiz. – Quando a sentença for proferida por juiz impedido ou por juízo absolutamente incompetente.


O que é uma querela nullitatis?

INTRODUÇÃO. Querela nullitatis é uma expressão latina que significa nulidade do litígio. No universo processual jurídico, esta indica o mecanismo criado e utilizado desde a idade média, para impugnar sentenças, independentemente de recurso, sendo, então, apontada como a origem direta das ações autônomas de impugnação.


Qual o procedimento da querela nullitatis?

A Querela Nullitatis visa desconstituir uma sentença que não pode ser atacada pela Ação Rescisória, por absoluta falta de previsão expressa em lei para tanto, sendo procedimento autônomo, ajuizado perante o Juízo de primeiro grau, prolator da sentença que se quer declarar inexistente, diferentemente da rescisória, que …


Onde e porque surgiu a querela?

A querela nullitatis surgiu no período medieval, no direito romano, onde havia a sanabilis, com o intuito de sanar os vícios de menor gravidade contido em uma sentença, e a insanabilis, a qual contem vícios considerados não passiveis de convalidação em razão de sua gravidade.

Leave a Comment