Quando começa a Quaresma?
O termo é utilizado para nomear o período quaresmal, ou seja, o tempo litúrgico que antecede a preparação para a festa da páscoa. São quarenta dias de oração, rituais, jejuns, promessas e atos de amor ao próximo.
Quais são as práticas devocionais que os fiéis fazem durante a Quaresma?
Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa. Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto.
Quais são as principais características do Tempo Quaresmal?
O tempo quaresmal continua até a Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina, in Cena Domini, inicia-se o Tríduo Pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da Paixão do Senhor” e o Sábado Santo, e tem o seu centro na Vigília Pascal, concluindo-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição”.
Os sofrimentos juninos dos Pastorinhos de Fátima
Para Lúcia, Francisco e Jacinta, junho de 1917 “foi um mês de sofrimento inaudito e parecia não ter fim essa tempestade”. Conheça um pouco do que aconteceu, por permissão de Nossa Senhora, a essas almas eleitas.
Uma devoção para a terça de carnaval
A todos os sacerdotes que quiserem reparar os inúmeros pecados que se cometem no carnaval, fica aqui uma piedosa sugestão: rezar nesta terça uma Missa votiva em honra à Sagrada Face de Nosso Senhor.
O Natal não é a festa de aniversário de Jesus
Alguns pensam que celebrar o Natal é comemorar o aniversário de Jesus, e chegam até a cantar “parabéns pra você”. Mas esse nunca foi o sentir da Igreja a respeito deste tempo litúrgico.
São Bento, o poder do silêncio e a ditadura do ruído
Quando nem as igrejas e liturgias respeitam mais a profunda necessidade humana de recolher-se em silêncio na presença do Deus vivo, só o que nos pode salvar é a sabedoria dos santos.
Conheça a história dos monges que cantam e rezam na terra de São Bento
Depois de 200 anos, a identidade de Núrsia finalmente está completa, graças à presença dos monges que cantam e alegram a cidade com as suas cervejas e os seus conselhos. “É como se, com os monges aqui, tudo fosse dar certo.”
Do rei Davi aos dias atuais, uma breve história do canto gregoriano
Justamente por sua história, “a Igreja reconhece como canto próprio da liturgia romana o canto gregoriano”. Mas como se formou esse patrimônio de nossa fé? Por que seria importante resgatá-lo ainda hoje?
Significado da Quaresma
A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.
O que acontece na Quaresma?
Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.
O significado da Quaresma
A palavra Quaresma vem do latim quadragesima dies, que significa quadragésimo dia em tradução para o português. O termo é utilizado para nomear o período quaresmal, ou seja, o tempo litúrgico que antecede a preparação para a festa da páscoa. São quarenta dias de oração, rituais, jejuns, promessas e atos de amor ao próximo.
Dicas de como celebrar a quaresma
Penitências rigorosas e jejuns prolongados são coisas do passado. Listamos algumas formas de celebrar o tempo da quaresma, valorizando as tradições, mas sem colocar em risco a saúde. Confira: