Como funciona o calendário maia?
Como funciona o calendário maia? O calendário maia combina dois calendários, o Haab e o Tzolkin. O Haab, considerado o calendário civil dos maias, é um calendário solar, e tem 365 dias. O mesmo é dividido em 18 meses com 20 dias cada, ou seja, 360 dias. Os 5 dias restantes não pertenciam a nenhum mês, porque eram considerados “dias maus”.
Qual a diferença entre o calendário maia e o Haab?
Igualmente, o Haab está combinado com um calendário sagrado, o Tzolkin, com 260 dias. O calendário maia se difere do calendário ocidental pela sua concepção de tempo. Para os ocidentais, o tempo é algo que começou em algum momento e segue continuamente, sem parar. Apenas um grande evento vai fazer com que o tempo termine.
Qual é a profecia do calendário maia?
‘O calendário maia não termina em 21 de dezembro de 2012 e não houve profecias maias que predissessem o fim do mundo nessa data’, assegura Carlson, que estudou durante 35 anos esta profecia da qual escutou falar em um encontro científico nos anos 70.
Qual a diferença entre calendário maia e ocidental?
Desta maneira, os maias ajustavam os ciclos da vida pessoal como o nascimento, a puberdade, a maturidade e a morte, aos ciclos mais amplos da natureza. Da mesma maneira como o calendário ocidental, o calendário solar maia, chamado de Haab, conta com 365 dias.
CALENDÁRIO HAAB
Haab se refere a um calendário de 365 dias que é semelhante ao nosso calendário ocidental e é composto de 18 meses de 20 dias cada e é o último mês curto que tem apenas cinco dias. Haab é uma palavra maia para “ano”. É o calendário solar dos maias.
Números maias
O sistema numérico maia foi criado com base em problemas simples da vida cotidiana. Em contraste com o sistema decimal que usamos hoje, os números maias são baseados em um sistema numérico vigesimal, o que significa que o sistema tomou o número vinte como sua base, em vez de dez.
CALENDÁRIO TZOLK-IN
Le Tzolk’in est le divin et le plus ancien des calendriers mayas. Ce n’est généralement pas ce à quoi vous pensez quand vous pensez au «calendrier». Il ne pouvait pas être accroché au mur ou transporté comme un journal intime.
Erro na leitura do Calendário Maia
A leitura do Calendário Maia está errada, de acordo com o estudo de Paolo Tagaloguin. Tal resultado foi publicado em seu Twitter e dizia que, em suma, o fim do mundo declarado pelos intérpretes do Calendário Maia como 21 de dezembro de 2012, na realidade foi um erro de contagem e com a correção indica como final dos tempos o dia 21 de junho.
Outra previsão apocalíptica
Previsões apocalípticas não faltam e algumas delas partem de David Meade, autor do livro Planet X – The 2017-Arrival relacionadas a passagens da Bíblia e associadas a vários fatos catastróficos que vêm acontecendo nos últimos tempos.
Sem previsão para o fim do mundo
A revista americana Forbes contestou “o erro no Calendário Maia” apontado por Paolo Tangologuin, alegando que a própria interpretação de que os maias previram o fim do mundo está equivocada.
Quanto finais tem o mundo?
Bem, diante desse debate sobre quem está certo ou errado nas previsões para o fim do mundo, o que fica como alerta é viver cada dia como se fosse o último. Como se o dia de hoje fosse o bem mais precioso e sagrado que temos, extraindo deste presente o máximo possível de paz, alegria, equilíbrio, amor e sabedoria.
Como funciona o calendário maia
Para os maias, assim como a natureza possui seus ciclos, as pessoas também estariam sujeitas a observarem eventos se repetirem em suas vidas pessoais.
Por que o mundo não acabou em 2012 como previsto no calendário maia?
Não, os maias não acreditavam que o mundo iria acabar em 2012, mas que um grande ciclo estava terminando e outro iria se iniciar, da mesma forma que tinha acontecido outras vezes no passado.
Os Signos do calendário maia
O calendário pessoal e sagrado da sociedade maia foi criado para que as pessoas entendessem as frequências diárias da natureza e para empoderar o indivíduo com a energia do universo. O calendário tzolkyn era em especial envolvido por misticismos e previsões e assim como em muitas outras civilizações, o horóscopo também era muito popular.
Abra seus presentes mais cedo
Àquela altura, porém, a civilização avançada já estava à beira do abismo. O conflito entre grandes cidades e, posteriormente, entre várias menores, enfraqueceu os maias. Como alguém poderia pensar, era o momento perfeito para prever o fim do mundo.
Mas não foi o que aconteceu. Pelo menos não até 21 de dezembro de 2012.
Os maias realmente podiam prever o futuro?
Afinal, o mundo vai acabar em 24 de dezembro? Muitos apontam para o fato de que a data que os maias acreditavam que o mundo foi criado é idêntica à de 21 de dezembro. Isso, entretanto, não é totalmente correto. Além disso, os próprios maias aparentemente não acreditavam realmente que o mundo acabaria.