Quais são as principais causas das chuvas?
As chuvas são resultado da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma persistente banda de nebulosidade que se estende desde a Amazônia até o Oceano Atlântico.
Qual é o clima de um mês da estação das chuvas?
Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, para o clima tropical, um mês da estação das chuvas possui média climatológica superior a 60 mm. Em contraste com áreas de clima de savanas e com regimes de monção, o clima mediterrâneo tem invernos húmidos e verões secos.
Qual é a previsão de chuvas no período de 5 e 13 de Janeiro?
Após uma virada de ano bastante chuvosa, a previsão é de mais precipitação entre os dias 5 e 13 de janeiro em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O maior volume de chuvas no período irá se concentrar em São Paulo, centro e sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Quais são as principais causas da chuva no nordeste?
Contudo, aumenta a ocorrência de raios e de complexos convectivos, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia.
Cariocas usam as redes sociais para reclamar que não para de chover na cidade do Rio de Janeiro, mas o período de chuva persistente e tempo mais fechado deve dar uma trégua de ao menos poucos dias
Chuva no Rio de Janeiro. Os cariocas não aguentam mais. As redes sociais têm sido “inundadas” de reclamações dos cariocas sobre o tempo fechado, chuvoso e mais frio em uma época em que o sol deveria ser mais frequente assim como o calor.
Por que tanta chuva?
O fato de a estação ter sido a mais chuvosa no último mês revela a causa do outubro chuvoso. Dentre as estações do Alerta Rio, a do Alto da Boa Vista é que a melhor reflete chuva orográfica ou associada ao relevo.
Quando para de chover no Rio de Janeiro
Há uma luz de sol no fim do túnel, mas, por enquanto, segue a chuva. O tempo segue instável com muitas nuvens e períodos de chuva neste feriado na cidade do Rio de Janeiro em mais um dia sem praia. Amanhã, a capital fluminense deve ter ainda abundante nebulosidade e segue a chance de chuva passageira, mas já podem ocorrer aberturas.
Luiz F. Nachtigall
Luiz Fernando Nachtigall é autor de MetSul.com e meteorologista desde 1985 pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especializado em Meteorologia Aeronáutica pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), atuou no Ipmet da Unesp e na previsão de tempo nos aeroportos de Belém do Pará, Galeão e Porto Alegre.