O que acontece quando meu contrato de aluguel venceu?
Meu contrato de aluguel venceu! O que acontece agora? Fique calmo pois seu contrato continua valendo. Ocorrem algumas mudanças, porém são pontuais. Equivocadamente muitos acreditam que o contrato perde sua validade mas, não é verdade.
Por que o fim do contrato de locação pode gerar muita ansiedade?
Mas hoje, vamos falar de outro momento que pode gerar muita ansiedade: o fim do contrato de locação. Depois de anos morando em um imóvel alugado, o contrato chega ao fim e você não pretende renová-lo. E nessa hora, surge o medo que o fim do contrato de locação traga multas e muita dor de cabeça.
Como funciona a renovação automática do contrato de locação?
Se a duração for inferior a 30 meses e ocorrer a renovação automática, o locador só pode pedir o imóvel de volta nos casos listados acima. Se for de 30 ou mais meses o contrato também será automaticamente renovado por prazo indeterminado, mas o locador poderá pedi-lo de volta a qualquer tempo, no prazo de 30 dias.
Qual o prazo para resolução do contrato de locação?
Nas locações ajustadas por escrito e por prazo igual ou superior a trinta meses, a resolução do contrato ocorrerá findo o prazo estipulado, independentemente de notificação ou aviso.
Como funciona quando acaba o contrato de aluguel?
Você sabe o que acontece quando o contrato de locação chega ao fim? A resposta é simples: o contrato é renovado. Isso mesmo, de acordo com a Lei do Inquilinato, em vigor desde janeiro de 2010, o contrato de locação é renovado automaticamente quando tem validade de 12 a 30 meses.
Quanto tempo tenho para sair de um imóvel alugado depois do término do contrato?
30 diasA solicitação de saída deve ser formalizada por meio do “pedido de desocupação de imóvel alugado”. Trata-se de um documento com a finalidade de notificação. A partir do momento em que o inquilino receber esse aviso, ele tem até 30 dias para deixar o endereço.
Quais são os direitos de um inquilino?
Fique por dentro: 6 direitos do inquilino que você tem que…Vistoria do imóvel antes da locação. … Pagamento de taxas administrativas. … Divisão das despesas do condomínio. … Impostos a serem pagos. … Pagamento proporcional de multa. … Retomada do imóvel pelo proprietário com antecedência.
Quanto tempo tem que avisar o inquilino?
trinta dias“Art. 6º O locatário poderá denunciar a locação por prazo indeterminado mediante aviso por escrito ao locador, com antecedência mínima de trinta dias. Parágrafo único. Na ausência do aviso, o locador poderá exigir quantia correspondente a um mês de aluguel e encargos, vigentes quando da resilição.”
Quais são os direitos do inquilino quando o proprietário pediu o imóvel?
30 diasSeja pelo motivo que for, quando o dono tem interesse em pedir o imóvel, ele deve avisar o morador com antecedência. Dessa forma, o inquilino tem o direito de no mínimo 30 dias para poder sair totalmente do local. Porém, caso ele não possua nenhum tipo de garantia, o prazo pode reduzir para apenas 15 dias.
Quando o proprietário pode pedir o imóvel alugado de volta?
Quando um contrato é inicialmente firmado por prazo indeterminado, o proprietário pode pedir o imóvel quando achar conveniente. No entanto, deve sempre respeitar os 30 dias para a desocupação do locatário.
Diferentes imóveis, contratos e acordos
Cada imóvel tem suas particularidades e é importante estar atento aos detalhes. Vale a pena reler o contrato, conhecer a legislação e verificar as condições e cláusulas relacionadas ao momento de devolução do imóvel para tirar quaisquer dúvidas e saber o que pode ser exigido ou não.
Data de encerramento do contrato
Neste caso, o locatário pode devolver o imóvel ao término do contrato, sem a necessidade de aviso prévio. É interessante, porém, comunicar a desocupação, de forma a agilizar o processo de devolução do imóvel.
Desocupação
Ao desocupar um imóvel, o locatário deve desligar relógios de luz, gás individual e água, bem como os disjuntores, e anotar os consumos, caso necessário. Após a entrega das chaves, deve ser marcada a vistoria de devolução do imóvel, ou vistoria de saída, normalmente em um prazo de até dois dias.
Vistoria de saída
A vistoria de saída consiste na comparação da situação do imóvel no momento da desocupação com a vistoria de entrada, realizada no início do contrato de aluguel. A vistoria de desocupação aponta os problemas encontrados e os reparos que devem ser realizados no imóvel.
A importância da vistoria
As vistorias de entrada e saída são ferramentas essenciais para evitar conflitos no momento da devolução do imóvel.