Que doença podemos contrair ao tomar um suco de açai

image

Por que beber suco é ruim?

Há anos ouvimos que beber sucos naturais é ótimo para saúde, pois contêm vitaminas concentradas. Mais recentemente, ouvimos que tomar sucos, mesmo naturais, seja ruim para saúde, pois contêm excesso de açúcar das frutas. O argumento que os sucos possuem vitaminas e minerais concentrados é antigo, bem fácil de entender e faz bastante sentido.

Por que os sucos são importantes para a defesa do nosso organismo?

– Suco de tomate orgânico, limão, laranja e ervas: É um encontro de sabores que tornam essa bebida uma explosão de nutrientes para a nossa saúde. O tomate é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes e, juntamente com limão e a laranja, duas frutas fontes de vitamina C, potencializam os seus benefícios.

Qual a importância dos sucos naturais para a saúde?

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica. Há anos ouvimos que beber sucos naturais é ótimo para saúde, pois contêm vitaminas concentradas. Mais recentemente, ouvimos que tomar sucos, mesmo naturais, seja ruim para saúde, pois contêm excesso de açúcar das frutas.

Quais são as vantagens e desvantagens do suco?

Entenda a polêmica. Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica. Há anos ouvimos que beber sucos naturais é ótimo para saúde, pois contêm vitaminas concentradas. Mais recentemente, ouvimos que tomar sucos, mesmo naturais, seja ruim para saúde, pois contêm excesso de açúcar das frutas.

image


Quais os perigos do açaí?

A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Bactérias do gênero Staphylococcus sp. são notadamente conhecidas como agentes de doenças transmitidas por alimentos, causando vários danos à saúde individual e pública. Serratia sp. é um agente de infecção nosocomial, de trato urinário e infecções intestinais e intoxicação alimentar.


Qual é a causa da doença de Chagas?

Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.


Qual o bicho que dá no açaí?

Comer açaí não significa que, automaticamente, a pessoa ficará doente. Mas o fruto costuma atrair uma espécie de inseto, mais conhecido por barbeiro, cujo intestino guarda os protozoários Trypanossoma cruzi – esses, sim, causadores da doença.


Qual nome do bicho do açaí?

Isso porque o mosquito barbeiro é atraído pela luz. Voando por ali, o inseto deposita suas fezes onde o açaí é manipulado ou até mesmo é macerado junto ao suco da fruta. De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi.


Faz mal comer açaí doente?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, pasteurizado no mínimo a 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


O que acontece se tomar açaí todo dia?

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.


Faz mal tomar açaí com infecção intestinal?

Seja para pessoas que possuem prisão de ventre ou diarreia, as fibras ajudam a regular. Segundo pesquisas, o açaí contém arabinogalactana, uma substância que ajuda a melhorar o sistema imunológico do corpo humano.


Qual o tempo de vida de uma pessoa com doença de Chagas?

O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais. Já há estudos que mostram que a evolução do transplantado com Chagas é tão boa ou melhor do que os transplantes realizados por outras causas.


Qual é o vetor da doença de Chagas?

A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário (parasito), o Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes/urina do vetor, o inseto triatomíneo (barbeiro), quando defeca na pele de pessoas e/ou animais silvestres (mamíferos, aves, anfíbios e répteis) ao se alimentar de sangue.


Qual é o causador da doença de Chagas e qual o seu reino gênero e espécie?

Tripanossomíase é qualquer doença causada pelos protozoários do gênero Trypanosoma. É uma doença parasitária que afeta o sistema cardiovascular. O protozoário flagelado Trypanosoma cruzi é o agente causador da doença.


2. É melhor não escovar os dentes antes do sexo oral

Há quem acredite que seja recomendável não escovar os dentes antes do sexo oral, para que eventualmente não se produzam feridas na boca, reduzindo risco de contágio de DSTs.


5. O único perigo do sexo oral são as DSTs

A afirmação não está totalmente certa, afirmou Francisca Molero Rodríguez, codiretora do Instituto de Sexologia de Barcelona e presidente da Federação Espanhola de Sociedades de Sexologia.


O suco detox não deve ser adoçado

Verdade: O recomendado é não adoçar, pois esses sucos já têm o açúcar natural das frutas, que é a frutose. Portanto, se a bebida for mais adoçada, o nível de glicose no sangue cresce, podendo levar a um possível ganho calórico.


Um copo de suco detox substitui uma refeição

Mito: Ele não substitui uma refeição completa, porém, dependendo da composição e de necessidades individuais, pode substituir o café da manhã, por exemplo. “Gosto de indicá-lo como um lanche intermediário, seja de manhã ou na ceia”, sugere a nutricionista Vivian.


A bebida deve ser tomada em um horário específico

Mito: Ingerindo o detox a qualquer hora, você absorverá seus benefícios. No entanto, segundo explica a nutricionista Bianca Innocencio, de manhã é o momento mais indicado do dia para o consumo da bebida. “O jejum facilita a absorção dos nutrientes e a limpeza hepática.


Sucos detox industrializados têm os mesmos benefícios

Mito: Ao passar pelo processo de industrialização, a bebida de caixinha perde nutrientes e antioxidantes importantes, além de, muitas vezes, não ter a proporção adequada entre os ingredientes.


Sedentários que não comem bem têm benefícios do suco detox

Mito: “A alimentação saudável [regular] é fundamental para um processo de detoxificação eficiente. Obviamente, o suco detox vai oferecer nutrientes benéficos, mas apenas um copo ao dia não é suficiente [para se perceber os benefícios do consumo]”, afirma a nutricionista Paula Hertel.


Agentes antioxidantes: Os “soldados” do sistema imunológico

Encontrados nos mais diversos alimentos, principalmente frutas, vegetais e grãos, os agentes antioxidantes são as principais substância na defesa do sistema imunológico.


7 combinações de sucos para defender o seu organismo!

Veja, abaixo, 7 composições maravilhosas de sucos para turbinar a sua saúde, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo. Clique no link associado a cada bebida para conferir o modo de preparo e todos os ingredientes necessários.


1. Pera e gengibre

O suco de pera e gengibre é rico em vitamina C, pectina, quercetina e limoneno o que lhe conferem propriedades altamente energéticas, antioxidantes e estimulantes da desintoxicação e da digestão, podendo ainda auxiliar no combate às células cancerígenas.


2. Frutas cítricas

O suco de frutas cítricas é rico em vitamina C que estimula a imunidade. Além disso, a parte branca dos frutos cítricos, que deve ser conservada ao máximo ao descascar os frutos, contém pectina, que ajuda a absorver gorduras e toxinas do trato digestivo, e por isso este suco é um ótimo auxiliar de emagrecimento.


3. Romã

A romã contém antioxidantes como polifenóis e bioflavonoides, que aumentam a imunidade. Esses nutrientes também fortalecem o colágeno da pele e os vasos capilares, ajudando a combater a celulite.


4. Abacaxi

O Abacaxi contém bromelaína, que ajuda na quebra da proteína, reduz inflamações e auxilia na digestão. Além disso, também é uma fruta rica em betacaroteno e vitamina C, que são dois antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres, e vitamina B1, necessária para a produção de energia.


5. Cenoura e salsa

Este suco, além de ser antioxidante, tem nutrientes como o zinco que reforça as defesas naturais da pele e é ótimo para o colágeno, deixando-a mais elástica e jovem.


6. Couve

O suco de couve é um excelente antioxidante natural, pois as suas folhas possuem elevada quantidade de carotenóides e flavonóides, que ajudam a proteger as células contra os radicais livres que podem provocar vários tipos de doenças, como câncer, por exemplo.


Porque o inhame pode aumentar a sua imunidade

Devido a todos esses seus benefícios para a saúde, na medicina herbal oriental ele é reconhecido como um ingrediente para alimentos funcionais o que fez com que a sua popularidade, produção e consumo aumentasse em todo mundo.


Como fazer

Existem várias receitas de suco de inhame, e isso é ótimo porque assim você pode misturá-lo com seus ingredientes favoritos e deixar o sabor agradável para o seu paladar.


1. Posso cortar drágeas e comprimidos ao meio?

Melhor não. Nada garante que as duas metades ficarão iguais. Isso só está liberado para aqueles comprimidos que possuem um sulco no meio. A prática, porém, deve ser orientada pelo médico.


2. E abrir cápsulas?

De jeito nenhum! A capinha serve para evitar que a droga seja atacada pelo suco gástrico. Se você tem dificuldades de deglutir, veja se não há outras apresentações do mesmo princípio ativo.


3. Com que líquido devo engolir?

O bom e velho copo d’água é, de longe, o mais indicado. Existem compostos que são sensíveis à acidez da laranjada ou do leite e acabam se deteriorando prematuramente.


4. Posso engolir a seco, sem nenhum líquido?

Por mais que algumas pessoas tenham facilidade, não é muito indicado fazer isso. Há o risco de o comprimido grudar no esôfago e provocar uma grave irritação na parede desse tubo.


5. Beber álcool corta o efeito?

Álcool e remédios podem levar a uma sobrecarga do fígado quando consumidos em conjunto. Além disso, alguns fármacos têm seus efeitos potencializados ou neutralizados pelos drinques.


6. Devo tomar em jejum ou de barriga cheia?

A recomendação está escrita na bula. Certos medicamentos precisam do estômago vazio para funcionarem, enquanto outros causam até gastrite se não houver um alimento junto.


7. E se eu tomar fora de hora?

O ideal é sempre respeitar o tempo prescrito. Se você esquecer, tome assim que lembrar. Caso tenham se passado muitas horas, comece a contar um novo intervalo a partir dali.

image

Leave a Comment