Symptoms
A Febre Amarela é uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado (até 24 horas após a suspeita inicial) às autoridades locais competentes pela via mais rápida (telefone, fax, email, etc).
Causes
O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942 e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão. Como prevenir a febre amarela?
Prevention
O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942 e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão. Como prevenir a febre amarela? A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população.
Complications
Angola tinha notificado o último caso confirmado de febre amarela no dia 23 de Junho de 2016, nas Províncias do Cunene e do Cuanza Norte. De acordo com o balanço final apresentado esta sexta-feira, de Dezembro de 2015 a Junho de 2016, Angola notificou um total de 884 casos confirmados e 381 óbitos por febre amarela, em 16 das suas 18 províncias.
O que é a febre amarela e como é tratada?
Qual foi o último caso de febre amarela no Brasil?
Como Prevenir a febre amarela?
Qual foi o último caso confirmado de febre amarela em Angola?
Como acabou a febre amarela?
A febre amarela urbana foi erradicada no Brasil nos anos 40. Embora exista o risco de reurbanização da doença, até o momento, nenhum caso urbano, de transmissão pelo Aedes Aegypti foi identificado.
Quem erradicou a febre amarela no Brasil?
Em 1903, ao ser nomeado diretor geral de saúde pública, Oswaldo Cruz liderou campanhas para exterminar os agentes transmissores da peste bubônica e da febre amarela.
Como Oswaldo Cruz acabou com a febre amarela?
No caso da febre amarela e da peste bubônica, a ação de Oswaldo Cruz foi de priorizar o combate aos vetores dessas doenças. Com relação à febre amarela, combateram-se os mosquitos; no caso da peste bubônica, os ratos. Assim, brigadas sanitárias foram formadas com o intuito de promover a limpeza da cidade.
Quem descobriu a cura da febre amarela?
Em 1936, o médico sul-africano Max Theiler (1899-1972) concluiu o desenvolvimento de uma vacina contra a febre amarela nos laboratórios da Divisão Internacional de Saúde (IHD) da Fundação Rockefeller, em Nova York, com uma versão atenuada do vírus já reconhecido como agente causador da doença.
Quando a febre amarela foi erradicada?
A febre amarela urbana foi erradicada no Brasil na década de 40. Embora exista o risco de reurbanização da doença, até o momento, nenhum caso urbano, de transmissão pelo Aedes aegypti foi identificado.
O que fez Oswaldo Cruz?
Por meio de suas pesquisas, desenvolveu vacinas que erradicaram as doenças que mais matavam, na época: febre amarela e varíola. Aos 14 anos, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde doutorou-se em 1892, defendendo a tese da veiculação microbiana pelas águas.
Qual doença Oswaldo Cruz erradicou?
Cientista e médico sanitarista, Oswaldo Cruz erradicou a febre amarela no Rio. No início do século XX, o médico sanitarista Oswaldo Cruz venceu o mosquito Aedes aegypti e algumas epidemias, como a de febre amarela, com ações radicais que eliminaram o inseto em meio a críticas e protestos dos cariocas.
Qual doença já foi erradicada no Brasil?
Apesar do aumento das notificações, Outra preocupação das autoridades de saúde é a poliomielite, ou paralisia infantil. A doença foi erradicada do país em 1994, mas, desde 2015, o Brasil não atinge a meta de 95% do público-alvo vacinado.
Quanto tempo durou a epidemia da febre amarela?
Desde 1942 a febre amarela é considerada erradicada em áreas urbanas do Brasil, mas casos em áreas rurais foram confirmados desde então. No início do ano de 2017 ocorreu um novo surto de febre amarela no leste de Minas Gerais com diversas mortes.
Como Oswaldo Cruz acabou com a varíola?
No final do século XIX, já se produzia a vacina desidratada, a partir do vírus da varíola bovina. Foi este o método trazido da França por Oswaldo Cruz. A aplicação era feita no braço, por meio de arranhões com lancetas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou a campanha de erradicação da varíola.
Porque ocorreu o surto de febre amarela?
Os recentes casos investigados pelo Ministério da Saúde indicam que os infectados foram expostos a áreas de matas ou zonas rurais. Segundo o órgão, o surto seria causado por uma maior circulação do vírus em áreas onde ele não era registrado há tempos.
Quantas pessoas morreram por causa da febre amarela?
A febre amarela infecta cerca de 200 mil pessoas e mata 30 mil delas a cada ano, mais do que ataques terroristas e acidentes de avião juntos.
Como Oswaldo Cruz acabou com a peste bubônica?
Para combater a epidemia de peste bubônica, empreendeu uma série de medidas que incluíram o isolamento de doentes, notificação compulsória de casos positivos, captura de vetores, além de uma larga campanha de saneamento, que reduziu a incidência de ratos (cujas pulgas transmitiam a peste).
Qual doença já foi erradicada no Brasil?
Apesar do aumento das notificações, Outra preocupação das autoridades de saúde é a poliomielite, ou paralisia infantil. A doença foi erradicada do país em 1994, mas, desde 2015, o Brasil não atinge a meta de 95% do público-alvo vacinado.
Quando foi a última epidemia de febre amarela no Brasil?
O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942 e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.
Como Oswaldo Cruz acabou com a varíola?
No final do século XIX, já se produzia a vacina desidratada, a partir do vírus da varíola bovina. Foi este o método trazido da França por Oswaldo Cruz. A aplicação era feita no braço, por meio de arranhões com lancetas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou a campanha de erradicação da varíola.
Sinais e sintomas
Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômen e na lombar ). A febre amarela caracteriza-se pela ocorrência de febre moderadamente elevada, náuseas, queda no ritmo cardíaco, fadiga e vômito com sangue. A diarreia também surge por vezes.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de reação em cadeia da polimerase (PCR), inoculação de soro sanguíneo em culturas celulares; ou pela sorologia. Os sintomas iniciais da febre amarela, dengue, malária e leptospirose são os mesmos. Portanto, é necessário a realização de exames laboratoriais para a diferenciação.
Tratamento
A febre amarela é tratada sintomaticamente, ou seja, são administrados líquidos e transfusões de sangue ou apenas plaquetas caso sejam necessárias. Analgésico é usado para a dor e antitérmico para a febre. A hemodiálise poderá ser necessária caso haja insuficiência renal. Antivirais não são eficientes.
Epidemiologia
Existe endemicamente em África, Caraíbas (Caribe) e América do Sul. A enfermidade não se transmite diretamente de uma pessoa para outra. Em área silvestre, a transmissão da febre amarela é feita por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus em geral. Por ser virótica, pode ser transmitida por outros tipos de insetos que se alimentam de sangue.
História
Aos Santos Cosme e Damião é atribuído um suposto milagre em 1685: quando a Capitania de Pernambuco foi assolada pela febre amarela, a vila de Igarassu escapou ilesa da praga.
Que tipo de repelentes existem?
Os repelentes estão disponíveis em várias formulações e em diferentes concentrações. A maioria das formulações contém dietiltoluamida ( DEET 20-50%), Icaridina ou IR3535, que são substâncias eficazes na prevenção de picada de insetos.
Que cuidados devo ter com o uso de repelentes em crianças?
Devem ser reforçadas as medidas de proteção com vestuário, e utilizado o repelente nas zonas expostas. Os repelentes podem ser aplicados em crianças com idade superior a 2 meses.
Prevenção da febre amarela
A transmissão da febre amarela acontece através da picada de mosquitos infectados pelo vírus, principalmente mosquitos do tipo Aedes Aegypti ou Haemagogus Sabethes, que picaram anteriormente animais ou pessoas também infectadas.
Como é o tratamento
Uma vez que não existe um medicamento capaz de eliminar o vírus do organismo, o objetivo do tratamento consiste em aliviar os sintomas da doença e evitar o desenvolvimento da forma mais grave da doença, podendo o tratamento ser realizado em casa desde que orientado pelo clínico geral ou infectologista.
Possíveis complicações
As complicações afetam de 5 a 10% dos pacientes com febre amarela e neste caso o tratamento deve ser feito com internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Podem ser sinais de complicações a diminuição da urina, apatia, prostração, vômito com sangue e insuficiência renal, por exemplo.
Sinais de melhora ou piora
Os sinais de melhora da febre amarela surgem 2 a 3 dias após o início do tratamento e incluem diminuição da febre, alívio das dores musculares e da dor de cabeça, assim como redução do número de vômitos.
Como a febre amarela é transmitida?
Macacos infectados passam o vírus para os insetos ao serem picados. Então os mosquitos podem atacar um ser humano que está passando por alguma região de mata ou próxima a ela. Hoje em dia, os mosquitos que disseminam a febre amarela são dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
Como funciona o diagnóstico?
O médico acusa a presença da febre amarela e inicia o tratamento a partir dos sintomas do paciente. No entanto, às vezes é necessário um exame de sangue para confirmar o diagnóstico.
Tem tratamento?
Não existe um remédio aprovado para eliminar o vírus especificamente. O que se faz é lidar com os sintomas e, caso a situação se agrave, internar o paciente na UTI. Tudo para que o próprio corpo reaja e enfrente a infecção.
Sobre a febre amarela
A febre amarela é uma infecção viral febril aguda que pode acometer indivíduos não vacinados em áreas de risco. Seus principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos e, nos casos graves, icterícia e hemorragias, com acometimento hepático e renal. O óbito nos casos graves é de 30%.
Vacina da febre amarela
Atualmente há duas vacinas febre amarela disponíveis: a produzida por Bio-Manguinhos – Fiocruz, utilizada na rede pública, e a produzida pela Sanofi Pasteur, utilizada pelos serviços privados de vacinação.
Por que é importante tomar essa vacina para viajar?
Alguns países exigem a vacina febre amarela para viajantes que se dirigem a áreas de risco para febre amarela ou em que o mosquito transmissor está presente.
Descrição geral
Sinais e sintomas
Causas
Diagnóstico
Prevenção
Febre amarela é uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela. Na maior parte dos casos, os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas. Os sintomas geralmente melhoram ao fim de cinco dias. Em algumas pessoas, no prazo de um dia após os sintomas melhorarem, a febre regressa, aparecem d…
Tratamento
Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômen e na lombar). A febre amarela caracteriza-se pela ocorrência de febre moderadamente elevada, náuseas, queda no ritmo cardíaco, fadiga e vômito com sangue. A diarreia também surge por vezes. A maioria dos casos são, assim, arcoptomáticos, manifestando-se com uma infecção subclínica, mas podendo se tornar grave …
Epidemiologia
Nas cidades, o vetor da febre amarela é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a febre Chicungunha e o Vírus Zika. Desde 1942 a febre amarela é considerada erradicada em áreas urbanas do Brasil, mas casos em áreas rurais foram confirmados desde então. No início do ano de 2017 ocorreu um novo surto de febre amarela no leste de Minas Gerais com diversas mortes…
História
O diagnóstico é feito através de reação em cadeia da polimerase (PCR), inoculação de soro sanguíneo em culturas celulares; ou pela sorologia. Os sintomas iniciais da febre amarela, dengue, malária e leptospirose são os mesmos. Portanto, é necessário a realização de exames laboratoriais para a diferenciação. A confirmação do diagnóstico de febre amarela não exclui a possibilidade de malária. Da mesma forma que a febre amarela, a dengue e a malária também p…