Quem acabou com os beatles

image

Full
Answer

Quais foram os fatos que levaram ao fim dos Beatles?

O HQRock monta aqui, portanto, uma cronologia dos fatos que levaram ao fim dos Beatles, explicando como aquela unidade que foi chamada de quarteto de Liverpool ou “o monstro das quatro cabeças” foi gradativamente se separando, fraturando internamente, até que permanecer unido se tornou simplesmente possível.

Quais são os álbuns que os Beatles têm?

Ganhadores de sete prêmios Grammy e quinze prêmios Ivor Novello, os Beatles têm seis álbuns de diamante, além de 20 álbuns multi-platina, 16 álbuns de platina e seis álbuns de ouro nos Estados Unidos. No Reino Unido, os Beatles têm quatro álbuns multi-platina, quatro álbuns de platina, oito álbuns de ouro e um álbum de prata.

Por que os Beatles devem parar de se apresentar ao vivo?

Mesmo assim, os Beatles seguiam a política de um voto por cada integrante, algo que teve papel significativo em 1966, quando após anos de turnês, John, George e Ringo persuadiram Paul a aceitar a ideia de que eles deveriam parar de se apresentar ao vivo. Durante três meses, cada um seguiu um caminho distinto.

Quais foram as últimas fotos dos Beatles reunidos?

Uma das últimas fotos dos Beatles reunidos, em 1969. Para divulgar o novo álbum, os Beatles realizaram aquela que seria a última sessão de fotos do grupo, numa tarde de verão nos jardins da casa de John Lennon, em Ascot, próximo a Londres. São belas fotografias que mostram uma banda triste e cansada.

image


O que levou ao fim dos Beatles?

Segundo informações do The Guardian, McCartney havia se separado unilateralmente da banda em 1970, quando respondeu à pergunta de um jornalista com a afirmação de que os Beatles não existiam mais. Ele também foi acusado de prejudicar a dinâmica do grupo ao pedir aos advogados que resolvessem suas disputas.


Quem terminou com os Beatles?

Quando a maior banda da história musical britânica, “The Beatles“, se separou em 1970, os fãs apontaram o dedo para o vocalista e baixista Paul McCartney. Agora, mais de meio século depois, McCartney revelou que foi, de fato, John Lennon quem instigou a separação da banda.


Como Yoko acabou com os Beatles?

Yoko não separou os Beatles … foi o John Lennon. “Seria injusto colocar em Yoko Ono toda a culpa por nossa separação, porque àquela altura já estávamos todos cheios”, George Harrison disse em 1996 para o documentário Anthology.


O que Lennon fez depois que os Beatles se separaram?

Depois de Lennon ter anunciado que queria partir, explica McCartney, dos restantes membros do grupo foram aconselhados pelo seu novo empresário, Allen Klein, a manter em segredo a sua dissolução iminente enquanto amarrava algumas pontas soltas. “Por isso, durante alguns meses, tivemos de fingir”, disse McCartney.


Em qual ano os Beatles se separaram?

Paul McCartney anunciou sua saída dos Beatles no dia 10 de abril de 1970. O impacto do fim do grupo mais relevante da história do rock foi forte para milhões de fãs pelo planeta. Embora tenha sido uma surpresa na época, essa decisão é vista 50 anos depois como decorrência de um desgaste natural.


Onde estão os Beatles agora?

Lennon foi baleado e morto em dezembro de 1980, e Harrison morreu de câncer de pulmão em novembro de 2001. McCartney e Starr permanecem musicalmente ativos.


Qual é o significado do nome Yoko?

Significado: Variação de Youko. É a combinação, em japonês, de you (sol ou oceano) e ko (criança). Personalidade: Yoko Ono (1933), artista plástica e viúva de John Lennon.


Quantos dos Beatles ainda estão vivos?

John Lennon assassinado Já George Harrison morreu, aos 58 anos, em decorrência de um câncer, em 29 de novembro de 2001. E, atualmente, os ex-beatles vivos, Paul McCartney e Ringo Starr, continuam gravando discos solo e fazendo turnês pelo mundo. Ringo lançou o álbum “What’s My Name”, em 2019.


Quanto tempo durou a carreira dos Beatles?

O que importa, para além da curiosa coincidência, é o quanto a maior banda do mundo pôde realizar em somente sete anos – o que, desde então, passados quase 50 anos do fim, ninguém jamais sequer chegou perto.


Quem foi o primeiro a sair dos Beatles?

Ringo Starr já havia passado por alguns dias fora da banda, durante as gravações do “White Album” (1968). Depois da rápida saída de George Harrison, o próximo a deixar a banda seria John Lennon, em setembro de 1969 – neste caso, para nunca mais voltar.


Porque as pessoas não gostam da Yoko Ono?

O não-conformismo, a rebeldia, a provocação ao status quo político, social, sexual e comportamental colocam em verdade Yoko Ono não só como uma corajosa feminista vinda de uma família tradicional japonesa, como uma importante e influente cantora e compositora – mesmo tendo o mundo contra ela.


Como John Lennon e Yoko se conheceram?

John Lennon e Yoko Ono No dia 9 de novembro de 1966, John Lennon conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono, que foi para uma exposição de sua obra na Indica Gallery, em Londres. Em 1967, John Lennon interrompeu as filmagens de Magical Mistery Tour para comparecer a uma nova exposição de Yoko.


Como foi a morte do cantor John Lennon?

Além disso, Lennon já havia chegado sem pulsação e sem respirar, e também havia perdido 80% do seu volume sanguíneo, sendo assim declarado que a causa da morte dele foi choque hipovolêmico.


O começo do fim

Os Beatles não fizeram apenas música – eles influenciaram sua época com o mesmo peso de qualquer força política e com resultados mais benéficos que a maior parte delas.


Ruído entre a maior parceria da música pop

Desde o ano anterior, o sentido de parceria da banda vinha se desgastando. A longa amizade de John e Paul, em particular, passava por mudanças radicais. Lennon, fundador da banda, tinha, de certa forma, aberto mão da liderança do grupo; mais que isso, começava a sentir que não queria mais ficar confinado nos limites dos Beatles .


A banda deixou de se apresentar ao vivo

Durante três meses, cada um seguiu um caminho distinto. Quando isso aconteceu, John ficou preocupado: “Pensei: ‘Bem, na verdade esse deve ser o fim. Não há mais turnês. Isso quer dizer que haverá um espaço vazio no futuro’ Foi então que comecei a pensar na possibilidade de uma vida sem os Beatles .


A morte do empresário Brian Epstein

Em agosto de 1967, a liderança dos Beatles mudou de uma forma mais clara quando o empresário Brian Epstein foi encontrado morto, vítima de uma overdose acidental. Epstein passava por uma crise depressiva, mas continuava dedicado à banda. Muitos acreditavam que era ele quem os mantinha centrados e protegidos.


John Lennon deixou Cynthia e se juntou a Yoko Ono

Alguma coisa naquela experiência transformou Lennon de um modo que ninguém conseguiu entender naquela época; depois da Índia, ele parecia estar sempre irritado. A verdade é que ele estava desesperado; a única arma que tinha para se salvar era sua arte, e mesmo ela não servia de alívio.


Álbum Branco mostrou o potencial individual dos Beatles

A nova parceria de Lennon com Ono significava que ele e McCartney raramente voltariam a compor juntos. Mesmo assim, enquanto a banda começava a produção de seu único álbum duplo, The Beatles (mais conhecido como Álbum Branco), os estilos vocais e de composição dos dois estavam mais fortes e variados do que nunca.


A desastrosa gravadora Apple

Nesse meio-tempo, os Beatles lançaram uma gravadora, a Apple. Na verdade, a Apple começou como um investimento, mas aos poucos se tornou algo mais: uma corporação que tinha divisões nos ramos do cinema, artigos eletrônicos, imobiliário, educacional, editorial e da música – e, mais interessante, era também um experimento socialista.


História

Em março de 1957, John Lennon, então com dezesseis anos, formou um grupo de skiffle com vários amigos da Quarry Bank High School, em Liverpool. Eles se chamaram brevemente de Blackjacks, antes de mudar o nome para The Quarrymen, depois de descobrir que outro grupo local já estava usando o nome.


Características

Em 1964, no single “I Feel Fine”, John Lennon realizou pela primeira vez a utilização de um feedback (microfonia) como efeito de gravação. O feedback foi descoberto por acaso quando John, no estúdio, sem querer, inclinou a guitarra contra o amplificador. Os Beatles e George Martin quiseram colocar esse som no começo da gravação.


Discografia

Até 1969, o catálogo dos Beatles foi publicado quase exclusivamente pela Northern Songs Ltd, uma empresa formada em fevereiro de 1963 pelo editor de música Dick James especificamente para Lennon e McCartney, embora mais tarde tenha adquirido músicas de outros artistas.


Legado

Bonecos de cera dos Beatles em exposição no Madame Tussauds, em Londres. Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon e George Harrison (esq. para direita). Note atrás dos bonecos fotografias de típicas fãs dos Beatles no auge da beatlemania.


Verão de 1965 – O LSD entra em cena

Uma das grandes marcas da cultura dos anos 1960 foi o uso de drogas e sua influência na produção da arte e o LSD foi o grande motivador do psicodelismo.


Inverno de 1967 – A gravação de Sgt. Peppers

Após um longo período de férias – a maior que teriam na carreira – os Beatles se reuniram nos estúdios da EMI em Abbey Road em novembro de 1966 para gravar o que viria a ser o álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, sua obra mais importante, mais revolucionária e de maior impacto, uma revolução cultural de verdade.


27 de agosto de 1967 – A Morte de Brian Epstein

O mais atingido pelo fim das turnês dos Beatles foi o empresário Brian Epstein. Cuidar dos negócios da banda de maior sucesso não eram suficientes para ele, e o grande lance era cuidar das turnês.


Fevereiro de 1968 – Meditação na Índia

Abalados com a morte de Epstein, perdidos nos negócios e indecisos de que caminho seguir dali em diante, os Beatles decidiram passar seis semanas fazendo um curso de meditação com o Maharishi em Rishikesh, na Índia.


14 de maio de 1968 – Os Beatles lançam a Apple Corps

Ainda em vida, Brian Epstein criou o conceito da Apple como um aglomerado de empresas para melhor investir o dinheiro dos Beatles, mas a ideia só foi para frente após sua morte, com a banda idealizando um conglomerado de empresas que incluiria uma gravadora, um estúdio de cinema e uma editora de livros.


19 de maio de 1968 – Yoko Ono entra em cena

Na volta dos EUA, John Lennon aproveitou que a esposa Cynthia partira em uma viagem de férias para a Grécia e chamou Yoko Ono para dormir em sua casa. Era o início do romance avassalador da dupla e culminaria com Lennon se divorciando nos meses seguintes.


30 de maio de 1968 – Iniciam as gravações do Álbum Branco

Reunindo as canções que compuseram na Índia, os Beatles entraram no mais longo processo de gravação de sua carreira, começando em maio e terminando apenas em outubro, com lançamento em 22 de novembro. The White Album, como ficou conhecido o disco duplo oficialmente chamado apenas The Beatles, se despia dos excessos psicodélicos de Sgt.

image

Leave a Comment