Quem era o rei acabe

image

Full
Answer

Quem foi o rei Acabe na Bíblia?

A história do rei Acabe. Acabe era filho de Onri, rei de Israel, e sucedeu seu pai no trono do reino do Norte se tornando o sétimo entre os reis de Israel. Na narrativa sobre sua vida, Acabe é descrito como um rei forte e influente politicamente, porém fraco e reprovado espiritualmente.

Qual era a religião do rei Acabe?

O rei Acabe apenas era religioso quando convinha. Quando os seguidores do deus falso Baal tinham influência, ele adorava Baal mas quando Elias derrotou e matou todos os profetas de Baal, Acabe não fez nada para o impedir.

Qual é a história de Acabe?

O rei Acabe reinou por 21 ou 22 anos, entre 874 e 853 a.C. No âmbito político, Acabe era respeitado tanto por seus aliados quando por seus adversários. Todavia, no aspecto religioso Acabe foi extremamente infeliz, deixando que o sincretismo e o próprio paganismo ganhasse força entre os israelitas.

Quem é o filho de Acabe?

Acabe foi gravemente ferido na Batalha de Ramote-Gileade, contra Benadade, por uma flecha síria, durante o combate, morreu no 22º ano de seu reinado. Seu filho Acazias, sucedeu-lhe no trono como rei. Sua filha, Atália, casou-se com Jeorão, filho de Josafá, Rei de Judá.

image


O que Acabe fez que desagradou a Deus?

O Senhor ajudou Acabe e Israel a vencerem as batalhas. Depois de capturar Ben-Hadade, porém, Acabe fez um tratado com ele em vez de matálo, como o profeta lhe ordenara. Como resultado, foi dito a Acabe que ele seria punido por sua desobediência.


Quem foi o rei Acabe na Bíblia Sagrada?

Acabe, filho de Onri, iniciou seu reinado no 38º ano de Asa, rei de Judá. Casou-se com Jezabel, filha do rei sidônio Etbaal, ergueu um altar para prestar culto ao ídolo Baal em Samaria, permitiu que Jezabel e outros no seu reino adorassem deuses pagãos.


O que significa o nome Acabe na Bíblia?

Acabe: Significado: “Irmão do pai” ou “tio paterno”. Acabe é um nome de origem do hebraico, que também pode ser encontrado na forma de ​Acab​. Este não é um nome muito popular nos dias de hoje, mas ficou consagrado como o nome de um dos mais importantes reis de Israel.


Como foi a morte do rei Acabe na Bíblia?

Josafá é confundido com Acabe, mas se livra de um ataque. Uma flecha lançada ao acaso atinge o peito de Acabe, que morre. Hannibal anuncia o fim do combate.


Qual foi o pecado do rei Acabe?

Acabe queria uma propriedade que pertencia a um israelita que se recusava a vendê-la. Jezabel decidiu conseguir a propriedade para Acabe pagando testemunhas falsas para acusarem o dono da propriedade, fazendo com que ele fosse condenado à morte.


Qual foi o profeta que profetizou a morte do rei Acabe?

Micaías é preso por profetizar a morte de Acabe.


O quê Jezabel fazia?

Ela até armará para assassinar o pai dele, se casar com Acabe e se tornar logo rainha. Os mandos e desmandos de Jezabel vão aterrorizar o povo, mas a questão mais impactante será o fato de ela praticar idolatria –ou seja, adorar deuses pagãos, em detrimento do Deus cultuado pelos cristãos.


Que era Baal?

O Baal era filho de Dagon, o deus das Sementeiras e renascia por vezes na primavera depois de morrer no outono, representando o ciclo da fertilidade sendo-lhe oferecidos por isso os primeiros frutos. Como estava associado à fecundidade era acompanhado normalmente pela deusa da sensualidade Astarte ou Astaroth (vd.


Qual é o significado do nome Jezabel?

O significado do nome Jesabel ou Jezebel é “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”.


Qual foi o rei que morreu com uma flecha?

AcabeAcabe é morto com uma flechada no peito.


Quem foi que matou Jezabel?

Um profeta unge Jeú como rei sobre Israel e profetiza a destruição da casa de Acabe e a morte de Jezabel — Jeú mata Jorão no campo de Nabote — Jezabel é morta por Jeú e devorada por cães.


Quando Acabe morreu?

852 a.C.Acabe / Data de falecimento


Quanto tempo Acabe reinou em Israel?

Outras versões da Bíblia No trigésimo oitavo ano de Asa, rei de Judá, começou Acabe, filho de Onri, a reinar sobre Israel; e reinou sobre Israel em Samária vinte e dois anos.


O quê Jezabel fazia?

Ela até armará para assassinar o pai dele, se casar com Acabe e se tornar logo rainha. Os mandos e desmandos de Jezabel vão aterrorizar o povo, mas a questão mais impactante será o fato de ela praticar idolatria –ou seja, adorar deuses pagãos, em detrimento do Deus cultuado pelos cristãos.


Qual foi o pior rei de Judá?

No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.


Quem foi o sétimo rei de Israel?

AcabSétimo rei de Israel, de 874 a 853 a.


A vinha de Nabote

Algum tempo depois, Acabe tentou comprar a vinha de um homem chamado Nabote. A vinha ficava junto do palácio do rei e ele queria usá-lo como uma horta. Mas Nabote se recusou a vender a herança que tinha recebido de seus pais. Acabe amuou, se deitou na cama e se recusou a comer.


A morte de Acabe

Depois de três anos de paz, Acabe decidiu se juntar ao rei de Judá para atacar a Síria. Antes de ir para a batalha, os dois reis consultaram os profetas, que lhes garantiram que iriam vencer. Mas o rei de Judá queria outra opinião.


O Acabe e a Idolatria

O Acabe casou-se com Jezabel e ao lado dela ergueram um altar ao deus Baal no templo de Baal que também construíra em Samaria. Ele mandou também fazer um poste sagrado.


Acabe e a vinha de Nabote

Nabote tinha uma boa plantação de uva ao lado do palácio real, certo dia Acabe pediu que Nabote lhe cedesse sua vinha para que ele transformasse em horta, mas Nabote negou.


A morte de Acabe

Após duas guerras contra a Síria, houve paz sobre aquele povo, mas pouco tempo depois Acabe e Josafá ignorando a voz do profeta de Deus que dizia que se ele entrasse em guerra novamente, ele morreria, mas conduzido por falsos profetas que falavam o que ele queria ouvir, ou seja, que sairia mais uma vez vitorioso da batalha, ambos marcharam contra Remote-Gileade para reaver suas terras e toma-la das mãos do rei da Síria..


1. Idólatra

Acabe não teve temor a Deus. Ele adorou os deuses falsos de sua esposa, Jezabel, e construiu templos para eles. Somente Deus merece adoração mas Acabe ignorou os mandamentos de Deus e procurou a proteção de ídolos inúteis ( 1 Reis 21:25-26 ). Além disso, ele promoveu a idolatria pelo país inteiro!


2. Religioso de ocasião

O rei Acabe apenas era religioso quando convinha. Quando os seguidores do deus falso Baal tinham influência, ele adorava Baal mas quando Elias derrotou e matou todos os profetas de Baal, Acabe não fez nada para o impedir.


3. Mimado

Tudo tinha que ser do jeito que Acabe queria. Se não conseguia o que queria, ele ficava zangado e até fazia birra! Uma vez, Acabe quis comprar a vinha de um homem chamado Nabote, que era seu vizinho, para plantar uma horta. Mas Nabote se recusou a vender sua vinha, que pertencia a sua família.


4. Desobediente a Deus

Acabe era israelita e conhecia os mandamentos de Deus mas não tinha respeito por eles. Contra os mandamentos de Deus, ele cometeu idolatria, casou com uma mulher estrangeira idólatra, foi cúmplice de assassinato e da perseguição aos profetas de Deus ( 1 Reis 16:30-32 ).


5. Inimigo de homens de Deus

Vários profetas de Deus repreenderam Acabe por seus pecados e o avisaram do castigo que estava por vir. Em vez de ouvir a repreensão e se arrepender, Acabe ficava irado com os profetas e os perseguia, junto com sua esposa. O rei Acabe até considerava o profeta Elias inimigo público, que ameaçava o reino! – 1 Reis 18:16-18


Os resultados

Acabe tinha herdado um reino próspero de seu pai e, por algum tempo, desfrutou dessa prosperidade. Mas, no fim, Deus castigou Acabe por todos os seus pecados. Em uma batalha uma flecha atirada ao acaso acertou em Acabe e ele perdeu muito sangue e morreu.

image

Leave a Comment